Batalhão Ambiental realiza Operação Integrada de combate ao mosquito da dengue

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABMDivulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizou nesta quinta-feira (7), a Operação Integrada para fiscalização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Nonoai, Lagoa Vermelha e Carazinho.

Em Passo Fundo, os policiais militares, juntamente com agentes da Secretaria Municipal da Saúde, percorreram o bairro Cruzeiro, inspecionando locais com possíveis focos do mosquito. Com o drone, a equipe do 3º BABM vistoriou terrenos, pátios e piscinas.

Na cidade de Erechim, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e agentes da Vigilância Sanitária acompanharam a equipe do 3º BABM, fiscalizando locais com acúmulo de lixo, água parada, terrenos baldios, residências e empresas.

Já em Nonoai, os policiais militares e a equipe de combate a epidemias da Secretaria Municipal da Saúde, verificaram residências e empresas, orientando à população sobre a importância da prevenção e cuidados para evitar focos de mosquitos.

Lagoa Vermelha também recebeu a ação do 3º BABM. Servidores da Secretaria Municipal da Saúde acompanharam a fiscalização em locais com descarte de materiais, pneus e acúmulo de lixo. Moradores foram orientados sobre a gravidade da dengue e quais medidas podem tomar pra evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Durante a operação foram recolhidas amostras de larvas encontradas, que serão analisadas. 

Em Carazinho, os policiais militares e agentes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município flagraram três locais, na área urbana, com foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Os fiscais realizaram a intervenção no local para eliminar as larvas e notificaram os proprietários das residências para providenciarem a limpeza das áreas, principalmente em caixas d’água onde são armazenadas água da chuva.


Aqui estão algumas ações que podemos fazer:


Eliminar locais de acúmulo de água: vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e outros recipientes podem se tornar criadouros do mosquito;

Manter locais limpos e secos;

Usar repelente: Ao sair de casa, especialmente durante o amanhecer e entardecer,

Colaborar com a limpeza urbana: Descarte corretamente o lixo e evite deixar recipientes que possam acumular água ao ar livre.

Ficar atento aos sintomas: Febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele podem ser sinais de dengue.

Procure um médico se apresentar esses sintomas.


Gostou? Compartilhe