Segurança do município será reforçada com mais 444 câmeras de videomonitaremento

A nova remessa deve contemplar distritos do interior e alguns pontos da cidade

Por
· 2 min de leitura
Equipamentos serão instalados nos próximos mesesEquipamentos serão instalados nos próximos meses
Equipamentos serão instalados nos próximos meses
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a  aquisição de 444 novas câmeras de videomonitoramento, Passo Fundo terá uma área de cobertura com mais de mil equipamentos, distribuídos estratégicamente  nas escolas municipais, no centro e nos bairros. A nova remessa deve contemplar distritos do interior e locais como: o Parque Linear da Avenida Brasil, o Parque de Rodeios da Roselândia e unidades de saúde.  

O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Almeida na segunda-feira (9), no Centro de Operações do Município, que fica na Secretaria de Segurança. “Vamos chegar, até o fim do ano, a mil câmeras instaladas. É um investimento em tecnologia para dar todo o suporte às forças policiais e trazer mais segurança à população”, destacou.

 Sistemas

 Atualmente, Passo Fundo conta com dois sistemas de videomonitoramento: o do Município, com 411 equipamentos instalados e que terá mais 371 nos próximos meses; e o da Brigada Militar, que possui 201 câmeras e terá o acréscimo de outras 73. Estes sistemas, além de inibirem a prática de crimes, contribuem de forma significativa com o trabalho dos órgãos de segurança ao espelharem, armazenarem e fornecerem imagens que podem ser utilizadas em investigações.

 

O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, afirma que as novas câmeras começarão a ser instaladas em maio, após a implementação das estruturas que receberão os dispositivos, seguindo um cronograma de execução do serviço. “Os próximos 45 dias serão fundamentais para que se agreguem os novos equipamentos junto às estruturas existentes”, pontua.

 Gonçalves considera que o investimento agregará mais ferramentas tecnológicas em favor da estrutura da Segurança Pública. “A vida do ser humano não tem preço. Manter os índices de crimes contra a vida é fundamental. Os indicadores de segurança são analisados mensalmente, e está comprovado que o videomonitoramento é muito importante para que os órgãos de Segurança Pública mantenham estabilizados esses números e que busquem baixá-los, proporcionando mais segurança a todos”, avalia.

  Cercamento eletrônico

 Além da instalação de novas câmeras na cidade e no interior, o Município trabalha em outro projeto: o cercamento eletrônico. O objetivo é que sejam instaladas mais câmeras OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, ampliando a fiscalização no entorno da cidade.

 De acordo com Gonçalves, as imagens captadas por estes dispositivos também são acompanhadas pelas duas centrais de videomonitoramento. “A Prefeitura tem 146 câmeras OCR, em 73 pontos. Já a central da Brigada Militar, em que o Município possui participação direta, uma vez que tem aportado recursos para a aquisição de equipamentos via convênio com o Estado, conta com 06 pontos e 10 câmeras. Com esses equipamentos, é possível efetuar acompanhamento de veículos que estão em ocorrências de furtos e de roubos e, ainda efetuar relatórios de veículos envolvidos em crimes na cidade através das passagens desses veículos nos locais onde possuímos os dispositivos”, explica.

 

Gostou? Compartilhe