BM flagra transporte ilegal e maus-tratos a galináceos na Transbrasiliana

Por
· 1 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar durante patrulhamento flagrou, neste sábado (20), o transporte ilegal e maus-tratos a galináceos, no interior de Passo Fundo.

A equipe do 3º BABM realizava barreira de fiscalização na BR 153, conhecida como Transbrasiliana, quando abordou um veículo Fiat Strada que transportava 33 galináceos em situação insalubre. Ainda, os policiais militares flagraram 10 aves amarradas e presas dentro de sacos de ráfia. O restante das aves estavam amontoadas em duas caixas plásticas. 

Ao ser questionado sobre a documentação referente ao transporte dos animais, o condutor não apresentou a GTA - Guia de Trânsito Animal que é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros.

O sujeito que vendeu as aves ao condutor estava de carona e também não apresentou a documentação necessária para a comercialização das aves.  

Os homens foram detidos, sendo lavrado um Termo Circunstanciado. Os galináceos foram resgatados, conforme Termo de Apreensão.

Os galináceos (Galliformes) constituem uma ordem de aves muito diversa que integra cerca de 70 gêneros e e mais de 250 espécies, que inclui animais domésticos como a galinha ou o peru. Os galináceos são aves de pequeno a médio porte, pesando entre cerca de 250 g até 10 kg, robustas e com asas pequenas e arredondadas. A sua plumagem é bastante variada, podendo ser baça ou muito colorida. Muitas espécies apresentam ornamentação na cabeça, que pode incluir papos e cristas coloridas


Gostou? Compartilhe