Na terça-feira (21), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental, flagrou, no interior do município de Mato Castelhano, desmatamento e intervenção em área de preservação permanente - APP.
Após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º BABM constatou a derrubada de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica em 10.970 metros quadrados, em três pontos distintos, dentro da mesma propriedade. Grande parte dessa intervenção ocorreu em APP, às margens do Arroio Lageado. Os policiais destacam que a ação não atinge somente a flora, mas também impacta, diretamente, o recurso hídrico e a fauna, pois elimina o corredor ecológico, pelo qual os animais silvestres se locomovem.
Ainda, no local foram flagradas duas máquinas, uma escavadeira hidráulica e um trator esteira, que estavam sendo utilizadas na destruição da vegetação.
O responsável pela área não possuía autorização do órgão ambiental competente para o manejo florestal. Diante dos crimes ambientais, foi lavrado o Boletim de Ocorrência Policial.