A Polícia Civil de Passo Fundo segue investigando a morte de um menino de oito anos que morreu de pneumonia em um hospital de Passo Fundo. A família relata que houve negligência médica, e que o diagnóstico inicial aconteceu de forma errada.
No sábado (6), familiares e amigos de Gustavo Ribas realizaram uma manifestação em frente ao hospital onde ele foi levado para atendimento médico. Na tarde de hoje (8), eles acompanharam a sessão plenária na Câmara de Vereadores.
Volnei Ferreira Ribas, pai de Gustavo, disse que o objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade para o que aconteceu, e evitar que novos casos semelhantes aconteçam. Segundo a família, ao chegar no hospital Dia da Criança , junto ao Hospital Municipal Dr.César Santos, ele foi diagnosticado com inflamação no apêndice, mas acabou morrendo horas depois, vítima de pneumonia. “Não consigo dormir, estou vivendo somente com medicamentos, não consigo nem ir pra casa. Eu quero Justiça, para que isso não aconteça com outras famílias”, disse Volnei.
O pai lembra que levou o filho para o Hospital Municipal na tarde do dia 16 de junho. Ele foi medicado e posteriormente liberado. Na madrugada do dia seguinte, a criança referiu dores no peito e apresentou vômito. O pai retornou ao hospital, onde foram realizados exames, que apontaram um quadro de infecção. Segundo ele, o diagnóstico foi de inflamação no apêndice. A criança aguardou uma vaga em outro hospital para realização da cirurgia. Segundo Volnei, o quadro foi se agravando e, após a troca do plantão médico, percebeu-se a gravidade do quadro clínico, sendo transferido para o HSVP. Após a realização de uma tomografia, foi constatado o diagnóstico de pneumonia, já em estágio avançado. Ele ficou aguardando uma vaga na UTI, chegou a ser entubado, mas teve várias paradas cardíacas. “Em seguida veio a informação de que ele havia morrido”, disse o pai. A morte da criança foi confirmada no dia 18 de junho. “Uma criança forte, com todo o futuro pela frente, eles acabaram com nossas vidas, eu quero Justiça”, disse Volnei.