A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou, na quarta-feira (24), uma serpente Jararaca (Bothrops jararaca), em Passo Fundo.
Uma moradora do bairro Maggi de Césaro, acionou a equipe do 3º BABM, pois uma cobra foi encontrada na horta de sua residência. No local, os policiais militares localizaram a serpente, popularmente conhecida por Jararaca, que estava em uma caixa de madeira.
Utilizando equipamentos adequados e técnica de manejo para répteis, a equipe apanhou a cobra. Após receber avaliação, a Jararaca foi reinserida no seu habitat natural.
Os policiais destacam que ao avistar uma cobra, a pessoa não deve reagir, pois as cobras evitam a todo custo entrar em contato com as pessoas, e só irão atacar caso se sintam ameaçadas. Caso avistar uma cobra chame a equipe do Comando Ambiental. Também, não mate a cobra, pois as serpentes desempenham um importante papel ambiental, como por exemplo o controle da população de roedores.
Além disso, é necessário evitar locais propícios. Não acumular lixo e entulhos próximos às residências, pois essa situação atrai ratos e, consequentemente, serpentes que buscam os roedores para se alimentarem. Caso seja picado por uma cobra, chame, imediatamente, por socorro, através do Corpo de Bombeiros ou SAMU, para receber atendimento médico o mais rápido possível, para a aplicação do soro antiofídico.