Brigada Militar flagra poluição em recurso hídrico em Nicolau Vergueiro

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental (BABM), registrou na quarta-feira (21), uma ocorrência de poluição em recurso hídrico, no interior do município de Nicolau Vergueiro.

Após receber uma denúncia anônima, referente ao lançamento de dejetos bovinos no rio Povinho, a equipe do 3º BABM deslocou até a localidade de Sanga Funda. No local, foi identificado um empreendimento potencialmente poluidor, que atua na criação de gado leiteiro. O responsável pela leitaria estava no local e acompanhou a inspeção da equipe.

Durante a fiscalização, os policiais militares constataram que o empreendimento atuava em desacordo com a Licença de Operação. A esterqueira, local de armazenamento dos desejos dos animais, estava com capacidade maior que a autorizada na licença. Ainda, o reservatório deste local estava rompido, com visíveis sinais de ampliação com uso de maquinário.

Devido ao declive do terrreno, todos os dejetos, que ali estavam acumulados, escoaram por cerca de 300 metros em meio a vegetação nativa, até atingir o alagado da Barragem de Ernestina e próximo ao Rio Povinho. Também, conforme análise da Licença de Operação, havia excedente de bovinos no local destinado ao confinamento dos animais.

Diante dos crimes ambientais, o proprietário foi autuado, sendo confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial.

Gostou? Compartilhe