Polícia Federal investiga fraude na aquisição de arma de fogo

Casal teria omitido informação para comprar armamento de alto poder de impacto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (22), medidas judiciais em investigação que apura fraude na aquisição de arma de fogo. O trabalho contou com o apoio da Brigada Militar, através do CRPO.

Na ação, policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão no município de Passo Fundo/RS, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo/RS.

A investigação teve início a partir da constatação de que uma mulher, companheira de indivíduo com histórico criminal, teria conseguido, mediante fraude, autorização pela PF para adquirir uma carabina calibre.40MM, arma de fogo de alto poder de impacto. A liberação para a compra do armamento foi possível pela omissão da informação do vínculo, uma vez que a aquisição é negada a pessoas com histórico criminal.

Após a constatação da fraude, a Polícia Federal, em medida administrativa, determinou a cassação do registro da arma. A investigada, porém, não cumpriu a determinação administrativa de entrega do armamento, passando a incorrer no delito de posse ilegal de arma de fogo. Há também a suspeita de que a carabina possa ter sido comercializada ilegalmente pelo casal envolvido.

O objetivo do cumprimento das medidas judiciais é buscar indícios que permitam localizar e apreender o armamento desviado, bem como provas de eventual tráfico de arma de fogo por parte dos investigados.

Caso comprovada a responsabilidade, os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, posse ilegal de arma de fogo e tráfico de arma de fogo.

Gostou? Compartilhe