A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, sob a coordenação do Delegado André Lobo Anicet, 6ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, coordenada pelo Del. Adroaldo Schenkel e a 2ª DP de Passo Fundo/RS coordenada pelo Del. Venícius Demartini, na manhã deste domingo (18), desencadeou a Operação Follow, que tem por objetivo o combate aos crimes de Sequestros Relâmpago praticados em Cachoeirinha.
A operação tem por objetivo o cumprimento na cidade de Passo Fundo de dois mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão, bem como a apreensão de um veículo utilizado no intento criminoso, visando a obtenção de outros elementos de prova que certamente irão robustecer o acervo probatório já obtido até então acerca da participação dos investigados no esquema criminoso.
A operação consiste na investigação através de três inquéritos policiais, que apuram a prática de sequestros relâmpagos, em que indivíduos suspeitos, utilizando o mesmo modus operandi abordam as vítimas na saída de estabelecimentos bancários e as mantém em seu poder para efetuarem saques de valores das suas contas e/ou fazer transferências de valores entre contas-corrente, ameaçando tais vítimas que se fizerem isso, vai ser melhor para suas famílias.
A investigação apontou que os indivíduos utilizavam sempre dois veículos para o intento criminoso, sendo que através do cercamento eletrônico foi possível colocá-los sempre nas datas e horários dos fatos na cidade. Ademais, câmeras de monitoramento, captaram os criminosos perseguindo as vítimas, para que estas não fugissem do banco e, tampouco, avisassem a polícia acerca daquele fato.
Ao longo das investigações foi possível apreender três veículos utilizados pelos suspeitos e ainda foi preso preventivamente, no dia 19 de setembro, o investigado de 28 anos (antecedentes policiais pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio, disparo de arma de fogo, dentre outros), que em comunhão de esforços praticou um dos crimes em investigação, utilizando-se de um veículo Cruze.
As vítimas sofreram prejuízos que ultrapassam os R$ 30.000,00.
Na operação, foram presos um homem de 50 anos (antecedentes pelos crimes de Estelionato, Receptação, Roubo Majorado, Associação Criminosa e Organização Criminosa) e outro de 32 anos (Estelionato, Associação Criminosa e Lavagem de Dinheiro) e apreendidos telefones celulares e outros objetos que irão robustecer o acervo probatório, auxiliando no deslinde da investigação.