Durante a sexta-feira (01), equipes do 3º Batalhão Ambiental(BABM), realizaram a Operação Piracema 2024/2025, nos municípios de Marcelino Ramos, Nicolau Vergueiro e Ernestina.
Tendo como foco o combate à pesca ilegal e predatória, as equipes do 3º BABM atuaram nos rios e barragens no interior do Estado. Ainda, houve fiscalizações em pontos utilizados como acampamentos.
Em Marcelino Ramos, utilizando barco a motor, os policiais militares realizaram patrulhamento aquático no Rio Uruguai. Durante a ação, foram localizados 140 metros de redes de pesca inseridos, de forma ilegal, no leito do rio.
Já em Nicolau Vergueiro e Ernestina, houve patrulhamento na Barragem de Ernestina. Com drone, os policiais militares mapearam pontos utilizados como acampamentos . Foram retirados do ambiente aquático, 120 metros de redes de pesca e 12 esperas artesanais (boias-loucas) para apanhar peixes.
Peixes que estavam presos às redes, foram devolvidos às águas. Os petrechos foram apreendidos e serão incinerados.
Defeso
O defeso da Piracema é o período de restrição da pesca, regulamentado conforme Instruções Normativas do IBAMA, para a manutenção da ictiofauna. O período da Piracema é, por lei, um período de proteção, onde os peixes se reproduzem e migram para a desova dentro do ambiente aquático.
▪️O defeso da Piracema seguirá até 31 de janeiro de 2025.