Batalhão Ambiental e SEMA localizam aves silvestre em cativeiro

Denúncias anônimas levaram os policiais a quatro endereços de Passo Fundo, onde as aves eram mantidas de forma irregular

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental (BABM), e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) realizaram Operação de Fiscalização e Combate à Criação Ilegal de Pássaros Silvestres, em Passo Fundo. Os trabalhos aconteceram na quarta-feira (13).

A equipe do 3º BABM e da SEMA fiscalizaram quatro endereços apontados, por meio de denúncias anônimas, como criadores ilegais de pássaros silvestres.

No primeiro endereço, localizado no bairro Vera Cruz, os agentes flagraram sete pássaros silvestres, mantidos em gaiolas individuais. Ainda no bairro Vera Cruz, fora encontrados uma fêmea da espécie, popularmente conhecida, como Curió, anilhada; e um pássaro, popularmente conhecido como Azulão, sem anilha e/ou registro. O morador informou que era proprietário de outro pássaro silvestre, devidamente cadastrado no IBAMA, e que estava em processo de legalização das aves.

Em outro local, na Vila Luiza, foram flagradas 11 aves silvestres, mantidas de forma ilegal em cativeiro. Uma residência do bairro São Luiz Gonzaga também foi alvo da ação. No local os policiais militares resgataram 3 pássaros silvestres, mantidos em gaiolas.

Os responsáveis pelas aves silvestres não possuíam a autorização e a licença do órgão ambiental competente para criação amadora de passeriformes silvestre - SISPASS, autorizada pelo Ibama.

E diante dos fatos, foram autuados em flagrante, sendo lavrado os, respectivos, Termos Circunstanciados pelos crimes contra a fauna. As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas.

Os pássaros das espécies popularmente conhecidas como Cardeal, Trinca-ferro, Coleirinho, Azulão, Canário-da-terra, Pássaro-preto e Curió foram resgatados e encaminhamos para avaliação médico-veterinária. Após, poderão ser reinseridos ao habitat natural.

Gostou? Compartilhe