O 3º Batalhão Ambiental (BABM), identificou um crime ambiental na área urbana de Passo Fundo. O flagrante ocorreu após uma série de denúncias de moradores dos bairros Roselândia, Planaltina e Santa Rita, que reclamavam de um intenso mau cheiro na região.
Durante a ação, os policiais constataram que o vazamento de resíduos foi causado pelo rompimento parcial de um tanque de compostagem pertencente a uma usina de biocompostagem localizada nas proximidades. Em decorrência do incidente, os resíduos foram lançados diretamente no solo, sem tratamento adequado, causando danos ambientais e um forte odor que afetava a qualidade de vida dos moradores locais.
A situação foi acompanhada por um agente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), que colaborou com a vistoria e avaliação do impacto ambiental.
Como resultado da irregularidade, a Brigada Militar lavrou um Boletim de Ocorrência Policial e realizou um levantamento fotográfico do local. O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Sul para as providências cabíveis.