Uma operação integrada foi realizada em Passo Fundo com o objetivo de fiscalizar as oficinas de chapeação do município. A ação, realizada na segunda-feira (20), foi coordenada pela Brigada Militar, contou com a participação de diversas unidades, incluindo o 3º Batalhão Ambiental (BABM), o 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), o 1º Batalhão Rodoviário (BRBM), o 3º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A Operação Força Verde teve como foco a fiscalização de possíveis crimes ambientais, além de crimes comuns e infrações administrativas. As oficinas de chapeação, atividades consideradas "potencialmente poluidoras" de acordo com a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), devem possuir Licença ou Autorização Ambiental - Licença de Operação (LO).
Durante a operação, as equipes inspecionaram nove estabelecimentos no setor de chapeação, abordando 40 pessoas e fiscalizando 41 veículos. Como resultado, oito das nove empresas fiscalizadas foram autuadas por não possuírem a Licença de Operação (LO) exigida pela legislação, com a lavratura de Termos Circunstanciados (BO TC). Além disso, um estabelecimento foi interditado e três outros foram fechados preventivamente pelos agentes municipais, para que realizem a devida regularização. Ao todo, cinco notificações por irregularidades foram expedidas.
Em uma das oficinas fiscalizadas, policiais da ROCAM flagraram um veículo com registro de furto/roubo. O veículo foi recuperado, e três pessoas foram presas por receptação, sendo o caso encaminhado à Delegacia de Polícia de Passo Fundo.