Brigada Militar flagra desmatamentos em duas áreas em Chapada

Por
· 1 min de leitura
Áreas de desmatamento foram identificadas com uso de drones - Foto BMÁreas de desmatamento foram identificadas com uso de drones - Foto BM
Áreas de desmatamento foram identificadas com uso de drones - Foto BM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


A Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou ontem (31) a destruição de vegetação nativa, em duas áreas, no interior do município de Chapada.

Após receber os alertas da plataforma Mapbiomas, os policiais militares,utilizando o drone, constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 8.3 mil metros quadrados. Conforme a análise da vegetação remanesceste, árvores, popularmente conhecidas como Erva-mate, Angico, Cedro e Canela foram destruídas.

Outra área

Em outra propriedade, a equipe do 3º BABM flagrou a supressão de vegetação nativa em 10.020 metros quadrados, atingindo uma área de preservação permanente - APP, caracterizada por recurso hídrico, um afluente do Lageado Gambá. Árvores nativas conhecidas como Aroeira, Pata-de-vaca, Angico, Canela e Pitangueira foram destruídas.

Para ambas as intervenções, não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente, logo, diante dos crimes ambientais, foram lavrados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais e os responsáveis pelas áreas foram autuados. 

Equipamentos

O uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) ou drones permite o monitoramento, em tempo real, de grandes áreas, detectando atividades ilegais como, desmatamento, extração mineral, poluição, caça e pesca predatória. Através das imagens e vídeos, os drones fornecem evidências legais do dano ou crime. Além disso, os drones são uma ferramenta tecnológica importante para a proteção e preservação do meio ambiente.


Gostou? Compartilhe