O 3º Batalhão Ambiental (BABM), em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), prendeu um homem por maus-tratos a animais durante uma operação de fiscalização realizada na terça-feira (25) em Passo Fundo.
A ação ocorreu no bairro Ipiranga após denúncias da população sobre a situação de cães em condições inadequadas. No local, os agentes encontraram cinco cães vivendo em ambiente insalubre, sem acesso a água e alimentação, além de apresentarem sinais evidentes de desnutrição. A situação foi confirmada pela médica veterinária que acompanhava a operação.
Durante a abordagem, o responsável pelos animais resistiu à prisão e ameaçou as equipes com uma faca. Diante da ameaça, os policiais utilizaram um dispositivo de incapacitação neuromuscular para conter o suspeito, que foi algemado e conduzido ao Pronto Atendimento e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Ele foi preso pelos crimes de maus-tratos a animais, e por desobediência.
Os cães foram resgatados pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal e receberão os cuidados necessários. A faca utilizada na ameaça foi apreendida e encaminhada à DPPA para os devidos procedimentos legais.