PUBLICIDADE

Polícia


Quatro são presos por integrarem associação criminosa de roubo e furto de veículo

Publicada em: 07/11/2019 - 17:00, por Isadora Stentzler/ON

Outros 11 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos

Quatro são presos por integrarem associação criminosa de roubo e furto de veículo

Mandados de busca e apreensão e prisão preventiva foram cumpridos nos bairros Zachia, Valinhos e Vera Cruz

Crédito: Divulgação/Draco

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo prendeu quatro pessoas na manhã desta quinta-feira (7) acusadas de integrarem uma associação criminosa que furtava e roubava veículos e depois extorquia as vítimas há pelo menos um ano  no município.  As prisões integraram a Operação Candles, que cumpriu outros 11 mandados de busca e apreensão e mais dois de prisão nos bairros Zachia, Valinhos e Vera Cruz. Segundo o delegado responsável, Diogo Ferreira, este era um dos últimos grupos organizados que atuava no município neste crime.

 

Conforme as investigações, o foco do grupo criminoso eram camionetas, especialmente, GM/S10. O grupo foi associado a 14 furtos/roubos de veículo ocorridos entre outubro de 2018 e outubro de 2019 e até o momento foram apreendidos roupas e veículos utilizados nos crimes, além da quantia de R$ 13 mil em espécie.

 

Segundo o delegado Diogo Ferreira, eles primeiro tentavam extorquir os donos dos veículos roubados e depois tiravam as peças, caso a extorsão não tivesse sucesso.

 

"Quinze pessoas foram investigadas e indiciadas pelos crimes praticados pela associação criminosa. O foco do grupo eram camionetas, especialmente do modelo S10. A primeira linha de atuação era praticar a extorsão, ou seja, pedir resgate para a vítima para que o veículo fosse devolvido. Caso não conseguissem receber o valor, os criminosos desmanchavam o veículo e vendiam as peças a receptadores”, explicou.

 

Queda nos indicadores

 

Esta não é a primeira operação com foco neste delito realizado em Passo Fundo neste ano. O relfexo direto, segundo Ferreira, é a queda exponencial nos indicadores de furtos e roubos de veículos em Passo Fundo.

 

“Os furtos e roubos de veículos depois de aumentarem consideravelmente nos últimos anos, começaram a baixar, tendo em vista investigações qualificadas e prisão dos principais autores dos crimes e receptadores. No entanto, esta quadrilha é uma das remanescentes que continua em liberdade, e assim, continuam praticando crimes, principalmente furto de veículo, e agem tendo em vista que dificilmente ficarão presos somente pelo furto de veículo, assim, agem indiscriminadamente”, apontou o delegado.

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), enquanto os furtos de veículos registraram o menor acumulado históricos desde 2014, os roubos de veículos tiveram o menor índice desde 2010.

 

Em relação aos furtos de veículos praticados entre janeiro e setembro deste ano em Passo Fundo, o acumulado chegou a 316 casos, contra 279, há cinco anos. Em relação a agosto, setembro teve 30% menos registros.

 

Ainda conforme os dados, apenas setembro – último mês atualizado – teve 38 casos de furtos de veículos, enquanto em setembro de 2018 foram 54 registros. Quando comparados os totais acumulados de janeiro a setembro dos dois anos, a queda foi de 9%, com 349 registros nos primeiros nove meses de 2018 e 316, em 2019.

 

Participaram da operação Candle 35 policiais, de todas as Delegacias de Passo Fundo.

 

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

 

Os crimes

 

29/10/2018 – FURTO DE VEÍCULO
Caminhão VW/8.150 furtado do pátio da empresa. Investigação constatou que o grupo foi responsável pelo furto e posterior extorsão. Vítima pagou resgate e veículo foi devolvido.

 

02/04/2019– FURTO DE VEÍCULO
GM/Silverado estacionada em via pública. Enquanto estava almoçando, vítima viu a caminhonete passando pela frente do restaurante e imediatamente acionou a Brigada Militar. A BM localizou o veículo próximo à residência de um dos membros da quadrilha.

 

28/04/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionado em via pública.

 

04/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 furtada nas proximidades do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Câmeras flagraram a ação e constataram que os irmãos líderes da quadrilha foram identificados praticando o furto. Veículo foi recuperado (sem as rodas, bancos, peças do motor e sinaleiras) e devolvido.

 

07/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
 Ford/F1000 furtada próxima à residência da vítima. Testemunha visualizou um dos autores do furto empurrando o veículo. Veículo não foi localizado até agora.

 

13/05/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionada na via publica próximo ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo, furtada pela quadrilha, e até o momento não recuperada. Investigação constatou que os criminosos desmancharam o veículo e venderam as peças. Grupo também extorquiu vítima.

 

28/05/2019 – ROUBO DE VEÍCULO
Ford Ranger roubada por dois indivíduos que renderam a vítima quando chegava em casa. Veículo recuperado posteriormente e devolvido.

 

28/05/2019 - FURTO DE VEÍCULO
GM/S10, estacionada na região central, e furtada pelo grupo criminoso. Veículo foi recuperado (sem as rodas e sinaleiras) e devolvido. Vítima também foi extorquida.   

 

04/06/2019 – FURTO DE VEÍCULO -
GM/S10 furtada próximo a uma academia no Bairro São Cristovão. Vítima foi extorquida. Investigação apontou que um dos autores das extorsões está recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF) e recebia em um aparelho celular fotos e dados enviados pelos autores do furto para praticar a extorsão. O veículo foi recuperado (sem as quatro rodas e sem sinaleira) e devolvido.

 

20/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 furtada de estacionamento de posto de combustível. Imagens das câmeras de segurança gravaram toda a ação e identificou os autores do furto.

 

25/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
GM/S10 estacionada próximo ao Paço Municipal. Análise das câmeras de segurança apontaram que dois indivíduos chegaram no local com um GM/Celta, branco. Um desceu e furtou a S10.

 

30/08/2019 – FURTO DE VEÍCULO
Veículo GM/S10. Investigação constatou que a associação criminosa investigada praticou o furto do veículo.

 

01/10/2019 – FURTO DE VEÍCULO
 Ford/F1000, estacionado na rua no bairro São Cristovão. Câmeras do local capturaram toda a ação. Um dos líderes do grupo foi identificado como o autor do furto.

 

15/10/19– FURTO DE VEÍCULO
 VW/Gol furtado próximo a um atacado no bairro São Cristovão. BM foi acionada e recuperou o veículo logo em seguida. Dois integrantes da quadrilha foram localizados próximos ao veículo com documentos do veículo furtado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE