Raquel Vieira/ ON
Com ou sem aliança do Partido Progresssita, o PSB da região apóia a candidatura do deputado federal Beto Albuquerque ao Governo do Estado. A decisão de apoio incondicional foi tirada no sábado pela manhã em reunião no na sede do diretório em Passo Fundo. Conforme o presidente Clovis Alves, o clamor pela candidatura do deputado como via alternativa a antigos governos é muito grande e isso fortalece a chapa. Na visão dos socialistas, mesmo com a coligação formada por partidos pequenos é viável a colocação da majoritária.
Outra deliberação da reunião foi relacionada a coligação com o Partido Progressista e uma possível coligação à proporcional. “Nós aceitamos dividir a chapa para deputados com os progressistas pelo bem da majoritária. A região Norte é favorável à coligação com o PP”, disse Alves. Essas duas decisões agora serão encaminhadas a reunião do diretório estadual.
Ainda na reunião de sábado, algumas lideranças colocaram seus nomes à disposição para concorrer em 3 de outubro. Porém, antes de definir os personagens, o PSB estabeleceu regras para a escolha, priorizando os pensamentos que precisam estar alinhados aos projetos socialista e não a projetos pessoais. Além disso, os candidatos deverão ser comprometidos com necessidades e projetos regionais. O primeiro a se apresentar foi o do ex-deputado federal Valdomiro Fioravante (representando Erechim). Ele se colocou à disposição para concorrer a Assembleia Legislativa, mas pode ir a deputado federal, no caso da candidatura de Beto se consolidar ao Palácio Piratini. O vereador de Campinas do Sul Alessandro Dalzoto se disponibilizou a concorrer também a AL. Da mesma forma se manifestaram a ex-prefeita de Ernestina, Diná da Silva, o líder comunitário Saul Spinelli e o representante de Barros Cassal, Nei Camargo.
A próxima reunião do diretório de Passo Fundo acontece dia 24 de abril. Na visão do presidente Clovis Alves o ideal é que saia uma liderança de Passo Fundo e outra da região para assim se formar uma dobradinha do PSB.