Mês decisivo para o cenário eleitoral

Junho é o mês derradeiro para que os partidos definam coligações e candidatos para as eleições 2010

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O mês de junho, tradicionalmente um dos mais frios no Estado, promete ser quente no cenário político. Acontece que no dia 10 inicia-se o prazo para que os partidos realizem suas convenções, quando serão confirmadas as nominatas para as disputas à Presidência, aos governos dos estados, ao Senado e às câmaras Federal e Estadual. O prazo final é 30 de junho. A partir do dia 10, também, as emissoras de rádio e televisão estão proibidas de veicular programas apresentados ou comentados por candidatos.

Mesmo apertando o prazo, na maioria dos partidos as alianças e os próprios nomes dos candidatos já estão definidos. Entretanto, em se tratando de política, é possível que o mês reserve algumas surpresas de última hora. Em nível federal, a maior dúvida está no nome que vai compor a cabeça da chapa do PSDB à Presidência. José Serra ainda aguarda que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, aceite ser candidato a vice-presidente em uma chapa puro-sangue tucana. Por outro lado, o PT de Dilma Rousseff já confirmou o nome de Michel Temer (PMDB) para a composição da chapa.
Já para o governo do Estado, as três chapas principais praticamente selaram os nomes para as eleições de outubro. José Fogaça (PMDB) está fechado com Pompeo de Mattos (PDT), Tarso Genro (PT) deverá ter como candidato a vice o ex-deputado estadual Beto Grill (PSB) e, ao que tudo indica, a governadora Yeda Crusius (PSDB) tentará a reeleição tendo como candidato a vice o deputado federal Vilson Covatti (PP).

Em Passo Fundo, que atualmente conta com um representante na Assembleia e outro na Câmara, respectivamente Luciano Azevedo (PPS) e Beto Albuquerque (PSB), em torno de 15 candidatos disputarão os votos dos mais de 130 mil eleitores. Na cidade, praticamente todos os nomes dos principais partidos também já estão definidos, mas as confirmações só sairão depois das convenções estaduais (veja box).

Prováveis candidatos por Passo Fundo
Assembleia Legislativa
Ademir da Silva (DEM)
Bibiana Sanches (PCdoB)
Caio Rocha (PMDB)
Cláudio Dóro (PP)
Diná Lima da Silva (PSB)
Diogenes Basegio (PDT)
Evandro Zambonato (PSDB)
Gilberto Capoani (PMDB)
Irineu Gehlen ou Márcio Tassi (PTB)
Luciano Azevedo (PPS)
Rui Lorenzato (PT)

Câmara dos Deputados
Beto Albuquerque (PSB)
Juliano Roso (PCdoB)
Osvaldo Gomes (PMDB)
Patric Cavalcanti (DEM)

De olho nos prazos
10 de junho
- Início do prazo para a realização de convenções partidárias, processo de escolha oficial dos candidatos.
- Emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de veicular programas apresentados ou comentados por candidatos.
- Início da nomeação dos mesários.
- Último dia para fixação dos limites de gastos com campanha.

11 de junho
- Data limite para que os partidos políticos fixem o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa.

30 de junho
- Último dia para realização das convenções.

Gostou? Compartilhe