Fogaça, Tarso e Yeda confirmam suas candidaturas ao governo

Convenções partidárias do fim de semana homologaram também os nomes dos candidatos a deputado federal e estadual e a senador

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O final de semana foi de intensa movimentação política para os gaúchos. Os três candidatos ao governo do Estado confirmaram suas candidaturas nas convenções estaduais de seus respectivos partidos. O nome de Fogaça foi confirmado durante convenção do PMDB gaúcho no sábado. Ele concorre ao lado de Pompeo de Mattos (PDT). O partido anunciou ainda a nominata dos demais candidatos para as eleições deste ano. Na oportunidade, foi formalizada a candidatura de Germano Rigotto ao Senado. Serão 65 peemedebistas que concorrerão à Assembleia Legislativa e 33 à Câmara dos Deputados, desses, 19 candidados estaduais e dez federais são mulheres, o que corresponde a 30% da nominata.
Vindos de todas as regiões do Estado, a presença de delegados na votação foi bastante expressiva, tendo sido contabilizados 791 peemedebistas e 690 pedetistas. Ambas siglas aprovaram por unanimidade a candidatura de José Fogaça e Pompeo de Mattos ao Palácio Piratini.

Tarso e Beto Grill
No sábado também foi o dia escolhido pelo PT gaúcho para formalizar a candidatura de Tarso Genro ao governo do Estado. Mais de mil petistas entre delegados e convidados homologaram o nome de Tarso Genro como candidato. Os 600 delegados do PT também aprovaram o nome dos 75 candidatos a deputados estadual e 18 a federal. A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff enviou sua manifestação de apoio e entusiasmo com as candidaturas da Unidade Popular pelo Rio Grande lida pelo ex-governador Olívio Dutra.
O ato político, que contou com a presença dos seis partidos (PT, PSB, PCdoB, PR, PPL e PRTB) que formam a coligação Unidade Popular Pelo Rio Grande, encerrou com a manifestação do candidato a governador Tarso Genro que rebateu a imagem de isolamento que vinha sendo atribuída a sua candidatura. "Essa unidade demonstrada aqui hoje, ressaltou ele, quebra uma série de tabus. Entre eles, o que nós estávamos isolados", abriu seu discurso. Tarso disputa essas eleições tendo como vice, Beto Grill, do PSB.

Yeda e Berfran
A atual governadora, Yeda Crusius, oficializou sua candidatura à reeleição diante de mais de 4 mil pessoas na manhã de ontem, durante a convenção estadual do Partido da Social Democracia Brasileira. No evento, ocorrido na Assembleia Legislativa, foi confirmada a indicação de Yeda Crusius e Berfran Rosado como candidatos ao governo do Estado, por meio de coligação de PPS, PP e PRB. Ana Amélia Lemos, do PP, foi confirmada como candidata ao Senado.
Também foram homologados os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal, decididos em votação pelos integrantes do partido. Ao todo, foram lançados 93 nomes, sendo 24 a deputado estadual e 69 a federal. Na eleição proporcional estadual, o PP terá candidatos próprios. No âmbito federal, haverá coligação.
Sobre o plano de governo, Yeda afirmou que o objetivo é dar sustentabilidade financeira ao Estado no segundo mandato. "Também queremos fazer do Rio Grande do Sul um Estado verde, preocupado com as questões ambientais. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fepam comprova que temos essa vocação."

Gostou? Compartilhe