Quem são os candidatos de Passo Fundo

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bruno Todero/ON

Ampliar o número de representantes passo-fundenses na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados é o que buscam os 12 candidatos lançados pela cidade para as eleições de 3 de outubro. Além de Luciano Azevedo (PPS), Gilberto Capoani (PMDB, e Beto Albuquerque (PSB), que buscam a reeleição, a disputa pelos votos em toda a região promete ser calorosa. Conheça nesta reportagem quem são os políticos que, a partir da próxima semana, quando o Tribunal Regional Eleitoral homologar as candidaturas, iniciam oficialmente a corrida pelos votos.

Candidatos à Assembleia Legislativa

Bibiana Sanches – filiada no PCdoB desde 2001, a professora de educação infantil iniciou sua militância política em 2002, quando foi dirigente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES). Como motes de campanha, defende a valorização da mulher através da defesa dos seus direitos, Prouni estadual, os direitos humanos e a inclusão da juventude do campo.

Cláudio Dóro – Filiado ao PP desde 1998, concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. Aposta no apoio do partido e na representatividade que alcançou durante 35 anos de serviços prestados como engenheiro agrônomo da Emater em mais de 70 municípios da região para chegar à Assembleia Legislativa. Tem como principal bandeira de trabalho o agronegócio, mas pretende trabalhar também por melhorias na educação e segurança.

Caio Rocha – filiado ao PMDB desde 1986, o engenheiro agrônomo já foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, presidente da Emater/Ascar e diretor financeiro do Grupo CEEE. Concorre pela terceira vez para a Assembleia, apostando nos vários anos de gestão pública para assumir uma cadeira no parlamento. Como bandeiras principais, quer o fortalecimento da agricultura e da Emater no Estado, um programa de infra-estrutura regional e melhorias nos serviços públicos estaduais.

Diogenes Basegio – filiado ao PDT desde 2003, o médico mastologista e professor universitário está em seu segundo mandato como vereador em Passo Fundo. Em 2006, concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando como 1º suplente do partido. Aposta nos mandatos como legislador e na regionalização do seu nome para assumir uma cadeira na Assembleia, tendo como principais bandeiras de trabalho a saúde e a educação.

Evandro Zambonato – filiado no PSDB desde 2007, tem na família a ligação política, já que o pai foi prefeito de Itatiba do Sul. Disputou uma vaga na Câmara dos Deputados em 2006, e nesta eleição concorre para a Assembleia, sendo o único candidato lançado pelo partido na região Norte do Estado. Tem como bandeiras principais o desenvolvimento e a atração de novos investimentos para a região. Segurança também será uma das suas propostas.

Gabriele Machado – filiada ao PSB desde o ano passado, a advogada especialista na área do Direito do Consumidor estreia em uma disputa eleitoral. A aposta principal para chegar a Assembleia é a dobradinha com o deputado federal Beto Albuquerque. Como bandeiras de campanha, defende principalmente os direitos da cidadania, em especial os dos consumidores, meio ambiente, idosos e mulheres.

Gilberto Capoani – presidente da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, o advogado entrou na política cedo. Com apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Sertão. Aposta na continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos para mais um mandato em Porto Alegre. Tem como principais bandeiras de campanha a busca por melhorias na infra-estrutura dos municípios, a renovação da frota de veículos da segurança e a valorização das autarquias.

Luciano Azevedo – filiado ao PPS desde 2001, o advogado e jornalista começou sua trajetória política em Passo Fundo em 1992, quando foi eleito para o primeiro, dos três mandatos como vereador. Chegou a Assembleia em 2006. Aposta na continuidade do trabalho e na regionalização do seu nome para mais quatro anos de mandato. Como bandeiras de campanha, pretende acelerar a busca de recursos que sejam investidos na comunidade em áreas como saúde, segurança e educação, fortalecer a parceria com a prefeitura para atrair novas empresas e seguir captando recursos para os eventos do município.

Rui Lorenzato – filiado ao PT desde 1985, o administrador rural está no seu segundo mandato como vereador de Passo Fundo. Para chegar a Assembleia, aposta na transparência, na dedicação e na boa política, além da grande aceitação que tem no meio rural, sua principal bandeira de trabalho na campanha, principalmente na agricultura familiar, além de saúde e educação.

Os candidatos para a Câmara dos Deputados

Beto Albuquerque – filiado ao PSB desde 1986, elegeu-se deputado estadual em 1990 e 1994. Atualmente, está no terceiro mandato como deputado federal, sendo o vice-líder do governo na Câmara há sete anos. Em 2007, foi eleito o segundo melhor parlamentar do país. A continuação deste trabalho é o que pretende o deputado, que tem como principal mote de campanha continuar aproximando Passo Fundo e o Estado de programas e recursos federais. Pretende ainda continuar lutando pela ampliação de vagas no ensino profissional e tecnológico e dar sustentação a políticas que asseguram estabilidade econômica, desenvolvimento e geração de empregos a região.

Juliano Roso – filiou-se no PCdoB em 1992 durante o movimento Fora Collor, sendo eleito vereador em 2000, 2004 e 2008. Aposta no trabalho desenvolvido na Câmara de Passo Fundo, na ampliação do partido, nos apoiadores no Norte do RS e na coligação do partido com o PSB e PR para chegar a Assembleia. Traz como bandeiras principais de campanha o desenvolvimento regional, a consolidação da Ferrosul, o aumento das políticas para o esporte e lazer, a ampliação do Prouni e das Instituições de Ensino Superior na região.

Patric Cavalcanti – filiado ao PFL (atual DEM) desde 1987, teve sua trajetória política moldada no movimento comunitário. Em 2004, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, ficando como suplente de vereador, assumindo uma cadeira na Câmara em 2008. Aposta na representação política da cidade e no apoio do partido a sua candidatura na região Norte para chegar à Câmara. Traz como principais bandeiras a educação, a segurança e o desenvolvimento econômico regional.

Gostou? Compartilhe