Tarso lidera primeira pesquisa no Estado

Para o Senado,pesquisa do Ibope aponta Rigotto e Paim empatados

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência sobre as intenções de voto no Rio Grande do Sul após o início oficial da campanha eleitoral, entre os dias 6 e 8 de julho de 2010, aponta o candidato do PT ao Governo do Estado, Tarso Genro, na liderança, com 39% das intenções de voto. Em seguida,vêm José Fogaça (PMDB), com 29%, e a candidata à reeleição pelo PSDB,Yeda Crusius, com 15%. Os outros candidatos aparecem com 1% ou menos das intenções de voto, quando a pergunta é estimulada com a apresentação de um disco com os nomes dos candidatos. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para governador é de 4%, enquanto 10% dos eleitores declaram-se indecisos.A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na hipótese de segundo turno,o IBOPE Inteligência testou três cenários entre os três principais candidatos ao Piratini. Numa eventual disputa entre Tarso Genro e Yeda Crusius,o petista lidera a preferência do eleitorado com 59% das intenções de voto, contra 24% de Yeda. Votos brancos e nulos somam 10% e 8% dos eleitores estão indecisos. No cenário em que a disputa no segundo turno seria entre Tarso Genro e José Fogaça, o petista também fica na frente com 48% das intenções de voto,mas com uma vantagem menor,de nove pontos percentuais sobre o candidato do PMDB. Neste cenário, votos brancos e nulos somam 6% e outros 7% dos eleitores se declaram indecisos.Na hipótese do segundo turno ser entre Fogaça e Yeda, o peemedebista aparece com 58% das intenções de voto contra 22% da atual governadora.Neste caso, 13% dos eleitores preferem anular o voto e 7% estão indecisos.

Senado
Para o cargo de senador, os candidatos Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) aparecem empatados com 46% das intenções de voto. Em seguida vem Ana Amélia Lemos (PP), com 40% das menções dos eleitores. Os demais candidatos aparecem em patamar bastante inferior (com no máximo 5% das menções), enquanto 26% dos eleitores estão indecisos sobre o seu voto para o Senado e 7% têm intenção de votar em branco ou anular o voto.

Presidência
No Estado o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, aparece na frente, com 46% das intenções de voto, nove pontos percentuais à frente de sua principal dversária,
Dilma Rousseff (PT). Marina Silva tem 6% das menções e 6% do eleitorado se diz indeciso, 3% dos eleitores declaram a intenção de anular o voto ou votar em branco para presidente e outros candidatos recebem 1% ou menos das menções. Na hipótese de segundo turno para residente, Serra também aparece na frente no Rio Grande do Sul, com 50% das intenções de voto, contra 41% da petista.

Sobre a pesquisa
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº 28394/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 18297/2010, ouviu 812 eleitores entre os dias 6 e 8 de julho de 2010. A margem de erro é de três pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e disponibilizada no site do Ibope.

No questionário, o eleitor respondeu o seguinte: Se a eleição para o Governo do RS fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Candidato         Percentual de votos
Tarso Genro (PT)                  39
José Fogaça (PMDB)             29
Yeda Crusius (PSDB)            15
Aroldo Medina (PRP)              01
Humberto Carvalho (PCB)      01
Pedro Ruas (PSOL)                 01
Caros Schneider (PMN)            0
Julio Flores (PSTU)                  0
Montserrat Martins (PV)            0
Sandro Lacau (PRTB)               0
Branco/Nulo                           4
Indecisos                              10

Fonte: IBOPE Inteligência

Gostou? Compartilhe