Estado teve 89 candidaturas indeferidas

Dos 15 candidatos de Passo Fundo, dois foram incluídos na lista do TRE

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Os dois políticos que formam a dobradinha local do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Danubia Samora e José Monteiro, tiveram as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Segundo o TRE, eles foram considerados inaptos à disputa porque não reuniram as condições necessárias ao registro. Os pedidos foram julgados na noite de quinta-feira (05) e divulgados no site do Tribunal. Em todo o Estado, o TRE indeferiu 89 candidaturas para as eleições deste ano e aceitou o registro de 873 nomes. Além disso, 20, dos 982 candidatos inscritos inicialmente, desistiram de concorrer.
A maioria dos vetos ocorreu por problemas na documentação apresentada ao tribunal e falta de quitação eleitoral. Das 27 candidaturas que haviam sido impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral, dez foram indeferidas e 16 aprovadas pelo TRE. Pelo menos seis casos de grande repercussão no Estado seguirão indefinidos, à espera de julgamento de recursos ao Tribunal Superior Eleitoral. Um deles é o da deputada federal Maria do Rosário (PT), que teve sua candidatura à reeleição rechaçada pelo Tribunal por falta de pagamento de uma dívida de R$ 898 mil da campanha de 2008 à Prefeitura de Porto Alegre. A parlamentar explicou que o partido assumiu o débito e já quitou parte dele, considerou a punição desmedida e recorreu à instância superior para manter a candidatura.
Outra situação indefinida é a do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), candidato a vice-governador na chapa de José Fogaça (PMDB), e dos deputados estaduais Aloísio Classmann (PTB), Adroaldo Loureiro, Gerson Burmann e Giovani Cherini (PDT). Com base na Lei da Ficha Limpa, o Ministério Público Eleitoral impugnou as candidaturas porque os cinco parlamentares foram declarados inelegíveis por três anos, a partir de 2006, por manterem albergues para hospedagem de pacientes do interior em Porto Alegre. O TRE/RS aceitou a argumentação dos parlamentares de que já cumpriram a pena e deferiu os pedidos. Mas, por entender que a punição deve se estender até 2014, o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE para tentar barrar as candidaturas.
Entre os 10 candidatos ao governo do Estado, um - José Guterres (PRTB) - teve o registro negado pelo Tribunal. Dos candidatos ao Senado, foram indeferidos os pedidos de Bernadete Menezes (PSol) e Luis Carlos Drehmer (PCB). Paulo Sanches, também do PCB, renunciou. Aos dois candidatos passo-fundenses que tiveram as candidaturas indeferidas, cabe recurso.

Gostou? Compartilhe