O dia 15 de agosto é o último prazo para os eleitores se inscreverem para votar nas capitais no dia das eleições. O cartório eleitoral de Passo Fundo estará aberto neste fim de semana para oferecer este serviço e também para fazer a segunda via do título eleitoral.
Natália Fávero/ON
Neste domingo, encerra o prazo para solicitar o voto em trânsito. Esta opção está sendo oferecida pela primeira vez e permite que as pessoas que residem em Passo Fundo ou em outras cidades, mas que estarão em uma das capitais brasileiras no dia das eleições possam votar para presidente e vice. Para quem já solicitou o voto em trânsito, mas teve algum imprevisto, há a possibilidade de cancelar o pedido, que também deverá ser feito até o dia 15 de agosto. O cartório eleitoral estará aberto neste fim de semana para atender a este serviço e para aqueles que desejam providenciar a segunda via do título de eleitor.
Até o momento, 21 pessoas solicitaram o voto em trânsito no cartório de Passo Fundo. Número considerado baixa pela chefe do cartório, da 128º zona eleitoral, Cristina Bohrer. “A baixa procura se deve ao fato desta opção estar sendo oferecida pela primeira vez em uma eleição. As pessoas estão com muitas dúvidas ainda”, explicou a chefe do cartório. No Brasil foram 38.674, segundo dados do TSE.
Para esclarecer o voto em trânsito, a chefe do cartório citou um exemplo. “Esta opção é para quem, por exemplo, mora em Passo Fundo, mas que no dia das eleições terá um compromisso em uma das capitais. Para ele não justificar o voto, ele tem a opção de votar para presidente e vice. Mas, ele não poderá votar para os outros cargos”, exemplificou Cristina.
As pessoas que solicitaram esta opção, mas o compromisso foi desmarcado e no dia das eleições estarão na sua cidade de origem, podem cancelar o voto em trânsito até este domingo. “Estes eleitores deverão cancelar o pedido, porque eles também não poderão votar nas suas cidades e terão que justificar o voto”, explicou a chefe do cartório.
Segunda via
Desde agosto de 2009, 974 eleitores solicitaram a segunda via do título. Nestas eleições, o eleitor só poderá votar com dois documentos: um documento oficial com foto e mais o título eleitoral. Portanto, quem precisa providenciar a segunda via do título tem até o dia 23 de setembro. Só na última semana, 243 eleitores procuraram o cartório de Passo Fundo para fazer a segunda via. Desde agosto de 2009 até o dia de ontem, 974 pessoas fizeram a segunda via do título eleitoral.
Plantão
Neste sábado e domingo, o cartório eleitoral de Passo Fundo estará aberto das 14h às 19h. Informações pelo telefone (54) 3313-5877.