Natália Fávero/ON
O candidato a deputado estadual Rui Lorenzato (PT) teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral no início deste mês. Na tarde de ontem, o petista concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para justificar os apontamentos feitos pelo juiz eleitoral de Passo Fundo que alega irregularidades na prestação de contas da campanha para vereador em 2008, tornando o candidato inelegível em 2010. Lorenzato que também é vereador em Passo Fundo negou os apontamentos e disse que a campanha para conquistar um cargo na Assembléia Legislativa segue normalmente.
O indeferimento do TRE foi baseado nos apontamentos feitos pelo juiz eleitoral da cidade que informou que o candidato não declarou notas com gastos de combustível na campanha para vereador em 2008. Lorenzato disse que não pagou combustível durante a campanha a vereador e por isso, não apresentou nota. “As pessoas que fizeram campanha pagaram o combustível do próprio bolso, não usamos nem carro de som e por isso não declaramos na prestação de contas”, explicou o candidato.
O petista disse que foi dado na época um prazo de três dias para explicações, mas que ele não foi comunicado deste recurso e acabou perdendo este prazo. Nesta semana, o candidato entrou com um recurso esclarecendo os apontamentos que deverá ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 19 de agosto. “Não temos nada a temer, não somos corruptos e esperamos que o TSE analise o mérito da questão”, justificou Lorenzato.
Se o TSE Caso o TSE também indeferir, ainda cabe recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o prazo para julgamento poderá ser mais demorado. Enquanto isso, a campanha a deputado estadual continua normalmente. “Considero que não existem irregularidades nas prestações de contas da minha campanha em 2008. Estou despreocupado. Foram feitos todos os encaminhamentos para esclarecimentos e a nossa campanha segue em frente”, declarou o petista.