O voto dos presos provisórios e adolescentes submetidos a medidas socioeducativas em instituições do Estado contará com a atuação de 132 mesários no dia da eleição. A convocação do TRE-RS se deu a partir da indicação do Ministério Público Estadual, para os presídios, e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), para atender os menores recolhidos à Instituição.
A 114ª Zona Eleitoral (ZE), responsável pelo presídio feminino Madre Pelletier e pelo voto na FASE, fará um treinamento diferenciado para os mesários, tendo em vista as peculiaridades dos locais de votação. "A segurança dos mesários é uma das principais preocupações", afirma a chefe da 114ª ZE, Carmem Regina Ribeiro. A 159ª ZE, que responde pelo voto dos presos provisórios no Presídio Central de Porto Alegre, também pretende treinar separadamente os mesários. "Já tivemos esse procedimento nas eleições de 2006 e 2008", lembra Robson Rodrigues, chefe da Zona.
Os 132 mesários se dividirão em grupos de quatro para atender as 33 seções eleitorais localizadas em estabelecimentos e/ou centros da FASE dos municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Itaqui, Lagoa Vermelha, Lajeado, Santana do Livramento, Montenegro, Rosário do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Jerônimo, Uruguaiana, Vacaria, Novo Hamburgo, Osório, Sarandi, Três Passos, Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria. No Estado, serão 1.858 eleitores, entre menores e presos provisórios cadastrados pela Justiça Eleitoral.