Cartório Eleitoral aberto nos domingos e feriados

Para facilitar a vida dos eleitores, o Cartório Eleitoral de Passo Fundo estará aberto durante os finais de semana e feriados até o dia 23 de setembro. Esse será o último dia para solicitar a segunda via do título eleitoral

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O Cartório Eleitoral de Passo Fundo estará funcionando durante os finais de semana e feriados. Os dias de atendimento foram ampliados para atender os eleitores que não podem se dirigir ao cartório durante o restante da semana para solicitar a segunda via do título eleitoral. O prazo para esse serviço encerra no dia 23 de setembro. Uma das exigências para votar nas eleições 2010 é a apresentação do título eleitoral e de outro documento oficial com foto.
O procedimento para retirar a segunda via do título eleitoral é rápido. O chefe da 33ª Zona Eleitoral, Domingos Menin, explicou que o documento fica pronto na hora. "Basta o eleitor levar um documento de identificação ao Cartório Eleitoral e solicitar a segunda via", explicou Menin.
O aposentado Carmo Schlieck preferiu não esperar o final do prazo para fazer o documento. Ele esperou apenas alguns minutos. Depois de impresso, foi preciso apenas assinar a segunda via. "Precisamos votar no dia das eleições, e agora não podemos levar só a identidade", disse o eleitor.
Em média estão sendo confeccionados entre 30 e 40 títulos diariamente no cartório de Passo Fundo. Nos finais de semana e nos feriados, o horário de funcionamento é o mesmo dos demais dias, das 12h às 19h. O cartório está localizado na rua Benjamin Constant, 324, próximo à Receita Federal. O telefone para informações é o (54) 3313-5877.

Quem pode justificar o voto?
A chefe da 128ª Zona Eleitoral, do cartório de Passo Fundo, Cristina Bohrer, explicou que uma das principais dúvidas é em relação à justificativa do voto. Ela também alertou sobre a justificativa nos dois turnos das eleições. "Muitos eleitores acham que justificando o voto apenas no primeiro turno não precisarão justificar no segundo. Esse pensamento está errado. Caso houver dois pleitos é necessário fazer esse procedimento nos dois", alertou Cristina.
Confira os principais casos em que é necessário justificar o voto:
1 - Eleitores que estão no exterior: ao ingressar no país, esses eleitores têm 30 dias para justificar o voto no Cartório Eleitoral.
2- Eleitores impossibilitados de votar por motivo de saúde: os eleitores que não tiveram condições de votar por problemas de saúde têm 60 dias após as eleições para justificar o voto no cartório. Nesse caso, é preciso a apresentação de comprovante. Se o eleitor for incapaz de se dirigir a um cartório nesse período, um familiar poderá procurar a zona eleitoral.
3- Eleitores que estão fora do município em que votam: a justificativa poderá ser feita em qualquer seção eleitoral.
4 - Voto em trânsito: os eleitores que solicitaram a transferência temporariamente do título eleitoral para alguma capital do país e porventura não estarão no local no dia das eleições poderão justificar o voto na seção eleitoral do município em que fica a sua zona eleitoral de origem.

Treinamento dos mesários inicia dia 13/09
Em Passo Fundo são aproximadamente 1,7 mil mesários escalados para as eleições 2010. No próximo dia 13 de setembro inicia o treinamento. Para os mesários da 128ª Zona Eleitoral, a capacitação será nos dias 13, 14, 15 e 16 de setembro, no auditório do Ministério Público, em Passo Fundo. A 33º Zona realizará o treinamento nos dias 17, 21, 22 e 23 de setembro, no mesmo local. Elas serão realizadas em dois momentos com duração de um pouco mais de uma hora (às 14h e às 16h). O treinamento para os secretários que estarão no prédio orientando os eleitores será no dia 24 de setembro, no auditório do Fórum.
A chefe da 33ª Zona Eleitoral disse que o treinamento é feito principalmente para o presidente de mesa e para o 1º mesário, que substituiu o presidente. "São passadas todas as informações sobre o pleito. "A cada ano a Justiça Eleitoral modifica algumas regras e por isso a importância da participação", explicou Cristina.
Informações pelo telefone (54) 3313-5877.

Gostou? Compartilhe