Natália Fávero/ON
Os mesários escalados para trabalhar nas 424 seções eleitorais de Passo Fundo começam a ser preparados a partir desta segunda-feira. A 33ª e a 128ª Zonas Eleitorais do Cartório somam 1,7 mesários. O primeiro treinamento será realizado nessa semana de segunda a quinta-feira para aqueles que atuarão nas seções da 128ª Zona Eleitoral. A 33ª efetuará o treinamento na próxima semana entre os dias 17 e 23 de setembro. As capacitações acontecerão no Auditório do Ministério Público, em dois horários, às 14h e às 16h, para o presidente de mesa e primeiro secretário. O treinamento para os secretários que estarão no prédio orientando os eleitores será no dia 24 de setembro, no auditório do Fórum.
Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. São formados por cidadãos maiores de 16 anos convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntários. O presidente e o primeiro mesário repassarão as informações para os demais componentes. Nas capacitações serão repassadas orientações e esclarecidas às dúvidas dos mesários. Elas deverão durar um pouco mais de uma hora.
A legislação não determina punições para aqueles que faltarem aos treinamentos, no entanto, o chefe da 33ª Zona Eleitoral, Domingos Mim, disse que é importante a presença de todos, porque nestas eleições estão previstas mudanças, como a obrigatoriedade de dois documentos (Título eleitoral e documento oficial com foto) e a escolha de seis candidatos, ao invés de cinco como nas eleições anteriores. As alterações poderão gerar uma demora a mais do que o habitual. “Os mesários precisam participar dos treinamentos para saber como agir no dia das eleições e esclarecer as dúvidas dos eleitores”, disse.
O mesário não é remunerado pelo serviço prestado. Mas, terá direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia em que tiver atendido à convocação da Justiça Eleitoral. Aquele que não comparecer no dia das eleições estará sujeito à multa, caso não apresentar justificativa até 30 dias após as eleições ao juiz eleitoral. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, poderá levar suspensão de até 15 dias no trabalho.
Informações pelo telefone (54) 3313-5877 ou no Cartório Eleitoral, na rua Benjamin Constant, 324.
Simulação nas urnas eletrônicas
O Cartório Eleitoral de Passo Fundo está realizando o Simulado de Procedimentos, preparatório para as Eleições 2010. A iniciativa é preparar os técnicos para os procedimentos que serão efetuados nas eleições, como votação, substituição de urnas, recuperação de votos, encerramento dos trabalhos e apuração dos votos.
Os mesários simulam o dia da votação, candidatos fictícios e a partir das 17 horas começam a transmissão dos dados. Nessa segunda-feira, os técnicos farão a geração das mídias para carga das urnas - com cartões de memória. “É simulado a recuperação de urna, substituição, votação e a transmissão dos dados armazenados no disquete. No cartório, as informações contidas no disquete são transmitidas para o Tribunal Regional Eleitoral”, explicou Menin.