Tarso diz que Passo Fundo terá representante no primeiro escalão

Candidato fez comício na cidade e em entrevista ao Jornal ON garantiu contemplar o município com um cargo importante no primeiro escalão do governo, caso seja eleito

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Para representar o Planalto Médio, o candidato ao governo do Estado, Tarso Genro (PT) assegurou que colocará alguém de Passo Fundo no primeiro escalão do governo. A afirmação foi feita durante visita no sábado, 25. O petista veio acompanhado do vice, Beto Grill, do PSB. Eles realizaram um comício em frente à Catedral e conheceram a 14ª Construmóveis realizada no Bourbon Shopping. No comício, Tarso falou sobre saúde, educação e segurança pública.

Tarso disse que vários empresários já perguntaram a ele sobre a pouca representatividade de Passo Fundo nos governos. “Passo Fundo estará no primeiro escalão do meu governo representando o Planalto Médio em um cargo muito importante e de vínculo com a questão produtiva, de desenvolvimento e de educação da região”, revelou.

As pesquisas apontam a vitória do petista no primeiro turno, mas ele disse não se basear nelas. “A pesquisa é uma fotografia momentânea que não ganha eleição para ninguém. A única coisa que temos são bons indicativos que vamos para o segundo turno. Estamos fazendo uma força para nos aproximarmos o mais possível dos 50% dos votos válidos. Se sobrar um e ganharmos no primeiro turno melhor”, explicou o candidato.

Compromissos
Tarso realizou um comício no centro da cidade juntamente com candidatos a deputado estadual e federal, e também com a candidata ao Senado Abgail. O ex-governador Olívio Dutra e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel também participaram. O vice-prefeito, Rene Cecconello acompanhou Tarso em todos os compromissos. No discurso, Tarso enfatizou que deseja o PDT junto ao governo caso eleito. “O PDT tem mais intimidade com o PT e não com o candidato concorrente, o qual está apoiando”, disse o petista.
Por volta, das 13h, o candidato visitou rapidamente a 14ª Construmóveis. No estande do Sinduscon, o presidente da entidade, Emerson Benvegnú da Rosa entregou ao candidato uma série de reivindicações como melhorias no aeroporto Lauro Kourtz, duplicação do trajeto entre a Efrica e o trevo de acesso a Pontão, Ferrovia Ferroeste, segurança pública e programas de treinamento e qualificação profissional no setor da construção civil. “Essa contribuição será incorporada no meu programa de governo. Algumas dessas questões já estão integradas, como a qualificação dos aeroportos regionais, a duplicação de rodovias e a qualificação técnica da mão-de-obra local”, respondeu o candidato.

Sistema prisional
Tarso falou sobre a precariedade do sistema prisional e disse que a proposta é aplicar o novo plano diretor do sistema organizado quando ele ainda era Ministro da Justiça. “O sistema prisional requer investimentos em presídios de segurança média e reforma dos antigos para separar os apenados jovens dos mais inseridos no crime”, disse o candidato.
Uma das ações será pela busca de recursos junto ao governo federal para melhorar as condições dos presídios e construir novas unidades prisionais, baseadas na experiência do Pronasci. A valorização dos profissionais da área da segurança também deverá ser um dos seus compromissos.

Educação

Em relação à área de Educação, Tarso disse que enfatizará a formação continuada e promete melhorar o piso dos professores de maneira gradual com a adoção do piso nacional. Uma estrutura de avaliação será realizada com os professores para melhorar a educação e para preencher as vagas será realizado concurso. Um de seus desafios também é revitalizar a Uergs.

Saúde

O candidato frisou a necessidade do acesso universal, gratuito e igualitário dos cidadãos ao SUS, revitalizando a municipalização e o controle social. Entre as suas propostas está a ampliação das equipes de Saúde da Família, defendeu a implantação das Unidades de Pronto Atendimento e o fortalecimento e expansão dos hospitais regionais.

Gostou? Compartilhe