Natália Fávero/ON
O movimento no Cartório Eleitoral está intenso nos dias que antecedem as eleições. Isso porque nessa semana encerra o prazo para solicitar a segunda via do título eleitoral. Amanhã é a última oportunidade para aqueles que ainda não procuraram o Cartório Eleitoral. Vale lembrar que nessas eleições será obrigatória a apresentação do título e de mais um documento oficial com foto para votar.
No mês que antecede as eleições, o Cartório Eleitoral de Passo Fundo está movimentado. Em setembro, 1.630 pessoas já solicitaram a segunda via do título eleitoral, nas Zonas Eleitorais 33ª e 128ª. Nos últimos dias, uma média de 271 pessoas foi atendida diariamente no Cartório. O prazo para solicitação da segunda via deveria ter terminado no dia 23 de setembro, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar para o dia 30 de setembro.
O técnico judiciário Rodrigo Zucatto disse que com a obrigatoriedade do título eleitoral, o cartório notou que muitas pessoas não portavam mais o título há anos. "A maioria dos eleitores utilizava apenas a identidade para votar nas eleições passadas. Algumas pessoas que procuraram o cartório haviam perdido o título há mais de dez anos", disse Zucatto.
Entre os motivos da obrigatoriedade dos dois documentos na hora de votar está a prevenção de fraudes, mas essa determinação também pode ocasionar um maior número de abstenção. "É uma situação nova. Há a possibilidade de maior abstenção, mas por outro lado obrigou as pessoas a providenciarem a confecção do título, que é um documento indispensável para qualquer cidadão", argumentou o técnico judiciário.
Para solicitar a segunda via é necessário levar um documento oficial com foto. O Cartório Eleitoral está localizado na rua Benjamin Constant, 324, na esquina do Clube Juvenil, no centro. O horário de funcionamento é das 12h às 19h. Informações pelo telefone (54) 3313-5877.