Eleições sem santinhos

Justiça eleitoral sugere aos partidos políticos que evitem largar os chamados "santinhos" pelas ruas de Passo Fundo na noite que antecede o dia das eleições

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Nas eleições do dia 3 de outubro a população poderá conhecer os políticos que realmente se importam com o meio ambiente. Isso porque o Ministério Público Eleitoral sugeriu aos partidos, coligações e candidatos que evitem jogar os "santinhos" nas ruas na noite que antecede as eleições de 03 de outubro. A sugestão é para evitar a poluição visual e ao meio ambiente, já que, os milhares de panfletos acabam nos bueiros e posteriormente nos rios ou riachos da cidade.

Os candidatos que optarem por essa propaganda contrária ao meio ambiente não serão punidos pela Justiça Eleitoral, já que não existe legislação que impeça a ação de largar os santinhos pelas ruas. No entanto, essa ação pode colocar em risco o futuro do candidato na hora da votação, já que a foto dele estará nos panfletos e os eleitores poderão saber que aquele candidato está contribuindo para a poluição do meio ambiente.

O promotor eleitoral Paulo Cirne informou que a indicação feita pela Justiça Eleitoral foi explanada em uma reunião com os partidos, coligações e candidatos no início do período eleitoral, quando foram repassadas as normas para as eleições 2010. "Não se trata de sofrer punições é uma questão de repensar essa atitude de largar o panfleto próximo às seções eleitorais na noite que antecede as eleições", disse Cirne.

Caso a sugestão for seguida pelos candidatos, Passo Fundo poderá ser uma das poucas cidades do país que acordará com as ruas limpas na manhã das eleições. "Vamos chamar a atenção positivamente para o município", falou o promotor.

Gostou? Compartilhe