Neste domingo (3), das 8h às 17h, os brasileiros irão às urnas para escolher seus deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República. O eleitor deve comparecer a seu local de votação com documento oficial de identidade com foto. No Rio Grande do Sul, são 8.112.236 eleitores, distribuídos por 173 zonas eleitorais e mais de nove mil locais. Em cada um das 26.197 seções eleitorais haverá quatro mesários, o que fará com que mais de 100 mil cidadãos trabalhem ao longo do pleito. O Estado possui o quinto maior eleitorado do país. Na Capital, seis seções de votação mudaram de endereço desde o pleito de 2008.
A divulgação dos resultados pode ser acompanhada pelo sistema Divulga2010. A previsão do TRE-RS é de que, até as 23h do domingo, o resultado da eleição já seja conhecido.
O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no domingo, dia do primeiro turno das Eleições 2010, precisa justificar a sua ausência no pleito. Para tanto, deve comparecer à seção de votação mais próxima e apresentar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, junto com seu título de eleitor ou documento oficial com foto. Atenção: mesmo sem título, o eleitor deve saber o número de sua inscrição eleitoral.
Pela primeira vez na história das eleições brasileiras o sistema biométrico de identificaçãoserá utilizado. No Rio Grande do Sul o município escolhido foi Canoas, que será o maior colégio eleitoral do País a utilizar o novo modelo, com mais de 200 mil eleitores.
Caso o eleitor tenha necessidade de esclarecer dúvidas de última hora, o TRE oferece um serviço de informações, o Disque-Eleições. Na Região Metropolitana o número é o 148 e, no interior do Estado, os eleitores podem ligar para (51) 30165050.
Em mensagem divulgada na tarde deste sábado (1º/10), o presidente do TRE-RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, fez um chamamento ao voto, reforçando as garantias do sistema eletrônico de coleta de votos e sugerindo o preenchimento da "cola" para agilizar os trabalhos de votação.
Mais de 8 milhões de gaúchos vão às urnas
· 1 min de leitura