Redação ON
Paulo Paim, do PT, e a jornalista e estreante na política Ana Amélia Lemos, do PP, venceram neste domingo a corrida ao Senado Federal, com 33% e 29% dos votos do eleitores, respectivamente. Eles se juntam ao já senador Pedro Simon, do PMDB, com mandato até 2014. Apurados 99,94% dos votos até às 21h50 de ontem, Paim computou 3.893.196 (33,83%). Ana Amélia fez 3.398.858 (29,54%)
Paim garantiu sua cadeira no senado pela terceira vez. Natural de Caxias do Sul, o petista é um dos políticos mais atuantes do Estado. Em 2006, conquistou a reeleição com mais de 2 milhões de votos. Tem como marca a luta pelos direitos humanos e dos aposentados. "Vou me jogar de corpo e alma agora na campanha da Dilma", disse o candidato do PT, em entrevista coletiva. Visto como um político com estrada particular dentro do partido, Paim se aproximou mais do PT em 2010. Na defesa dos direitos dos aposentados, o senador chegou a ir contra as orientações do governo Lula, em especial quando o assunto era o índice de reajuste.
Ana Amélia Lemos, por sua vez, inaugura a carreira política com um cargo no Senado Federal. A jornalista gaúcha liderou as pesquisas eleitorais por boa parte do tempo e acabou perdendo a primeira colocação nas últimas semanas. A expressiva marca de mais de 3 milhões de votos daria uma vaga no segundo turno para a disputa ao governo do Estado deste ano. "É um número extremamente importante e estou feliz com esse resultado. Quero cumprir com o mandato integralmente. É esse o projeto que tenho e o partido já sabe que eu tenho como meta cumprir o mandato de oito anos", apontou Ana Amélia. Ela garantiu que não pretende abrir mão do mandato e quer fazer o máximo nestes oito anos.