Presidente do TSE: votos de 'fichas sujas' serão divulgados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, reafirmou há pouco, em entrevista coletiva, que os candidatos com registros indeferidos até o momento da eleição terão seus votos computados, mas não proclamados oficialmente. Esses votos, explicou, irão para um arquivo separado nas urnas eletrônicas e, somente depois dos julgamentos de todos os recursos, serão computados.

O ministro lembrou, no entanto, que ficou decidido em sessão realizada no TSE na sexta-feira (1) que, embora não computados, esses votos serão divulgados no site do TSE, o que também pode ser feito pelos TREs.

Ricardo Lewandowski observou que se verificou nestas eleições uma situação inusitada, pois foi o primeiro pleito após a minirreforma eleitoral e a lei da ficha limpa. "Alterou-se totalmente o quadro legislativo do passado e não temos ainda precedentes para nos basear na decisões", assinalou. Ele acrescentou que cada caso precisa ser discutido pelos tribunais, o que leva tempo. "É preciso construir uma nova jurisprudência", concluiu.

O ministro disse que a previsão é de que, cinco horas após o encerramento das eleições, 90% dos votos tenham sido apurados, mas alertou que isso não significa que já se tenha um quadro consolidado.

Agência Câmara

Gostou? Compartilhe