TER/RS anunciou novo quociente eleitoral

Dos três candidatos que tiveram candidaturas deferidas, dois do PT e um do PPS, apenas Maria do Rosário se elegeu para federal. Ela substitui Fernando Marroni, que ficou na primeira suplência.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com os julgamentos, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de recursos referentes às candidaturas de dois deputados estaduais e um deputado federal, após a data do primeiro turno, o TRE-RS teve de recalcular os quocientes eleitorais dos dois cargos. Quociente eleitoral é o número mínimo de votos que um partido/coligação precisa atingir para eleger parlamentares - somados os votos em candidatos e na legenda. Para deputado federal, este índice era de 193.126 e passou para 197.731, e para deputado estadual era de 113.174 e passou para 113.360.

Foram deferidos pelo TSE os registros da candidata a deputada federal Maria do Rosário Nunes (PT), e dos candidatos a deputado estadual Rui Lorenzato (PT) e Altair Marx Mumbach (PPS), antes indeferidos pela Corte do TRE gaúcho. Dos três, apenas Maria do Rosário se elegeu, com 143.128 votos. Com a alteração, Fernando Marroni (PT), ficou na suplência para o cargo de deputado federal. A nova distribuição pode ser consultada na Divulgação dos Resultados do primeiro turno das Eleições 2010, na página inicial deste site. O TSE ainda não julgou todos os recursos de candidatos gaúchos. Confira a lista de indeferidos pelo TRE-RS, com ou sem recurso à Corte Superior, e sua respectiva votação no site do TRE – www.tre-rs.gov.br

Gostou? Compartilhe