Eleitores precisam justificar nos dois turnos

Os cidadãos que não votaram no primeiro turno das eleições precisam justificar o voto até o dia 3 de dezembro. Vale lembrar que os eleitores que não puderem votar no segundo turno também precisam justificar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Os eleitores que não votaram e nem justificaram o voto no primeiro turno das eleições, que aconteceu no dia 03 de outubro, têm até dezembro para procurar um Cartório Eleitoral. O voto também precisa ser justificado no segundo turno. As pessoas que não puderem votar no próximo dia 31 de outubro terão 60 dias para fazer a justificativa. Em Passo Fundo, o movimento para realizar tal procedimento é considerado normal no Cartório Eleitoral.

A chefe da 128ª Zona Eleitoral, Cristina Bohrer, disse que não é possível precisar ainda o número de justificativas do primeiro turno feitas no Cartório, mas informou que a procura está dentro das expectativas. "Os dados ainda estão sendo repassados para o sistema e não temos como precisar o número de justificativas. A procura está dentro da normalidade", disse Cristina.
Aqueles que não votaram e nem procuraram uma seção eleitoral no dia 03 de outubro para justificar o voto terão que se dirigir ao Cartório Eleitoral. Esses eleitores precisam comprovar o motivo da ausência que será analisado pelo juiz eleitoral.
No dia da eleição, o eleitor poderá justificar o voto em qualquer seção eleitoral sem precisar comprovar o motivo. As pessoas que estiverem no exterior no dia do pleito terão 30 dias para justificar após a sua chegada no Brasil.

O requerimento de justificativa pode ser retirado antes da eleição no Cartório Eleitoral. A chefe do Cartório explicou que dessa forma o eleitor pode preencher a justificativa em casa e no dia 31 de outubro basta entregar em uma das seções eleitorais agilizando o processo no dia da eleição.
A multa para quem não fazer o procedimento custa R$ 3,51, a cada vez que não fizer a justificativa, além de ficar irregular com a Justiça Eleitoral.

Documento com foto é obrigatório
No segundo turno, os eleitores também deverão apresentar obrigatoriamente um documento oficial com foto para votar (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte).

Mesários
Os mesários convocados para o primeiro turno trabalharão nas mesmas condições no próximo dia 31 de outubro.

Gostou? Compartilhe