Natália Fávero/ON
A senadora eleita Ana Amélia Lemos (PP) visitou Passo Fundo na tarde de sexta-feira (29/10) para agradecer os 65.322 votos que fez na cidade. Ela se elegeu com 3.401.241 votos para representar o Rio Grande do Sul no Senado. O roteiro também fez parte da campanha do segundo turno pró-Serra. Em entrevista coletiva, a senadora eleita aproveitou para reafirmar compromissos de campanha. Desde a última quarta-feira, Ana Amélia percorreu dez municípios com os mesmos objetivos.
Ana Amélia assumirá em fevereiro a cadeira que hoje é ocupada pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB) que está encerrando o mandato. Segundo ela, seus compromissos são com o agronegócio, incentivo aos jovens e pensionistas e a duplicação da ERS 324. “É uma maneira de demonstrar a minha gratidão com esses votos e reafirmar as minhas propostas não só com Passo Fundo, mas com toda a região que tem na essência da produção primária a agropecuária”, enfatizou Ana Amélia.
Foi a primeira vez que a jornalista e agora senadora eleita concorreu a um cargo eletivo. “Eu colhi na política o que plantei no jornalismo. Tenho consciência da responsabilidade que me aguarda durante oito anos. É também uma grande responsabilidade para corresponder as expectativas dos eleitores”, revelou a senadora eleita.
Aposentados e pensionistas
Junto com o também senador Paulo Paim (PT), reeleito, a senadora quer trabalhar em defesa dos aposentados e pensionistas. Ela não concorda com a perda de receita dos aposentados e pensionistas do INSS.
Jovens
Entre as propostas Ana Amélia quer garantir o acesso dos jovens às universidades com um ensino de qualidade e proporcionar o ensino profissionalizante. A ideia é minimizar a preocupação com a escassez de mão-de-obra em alguns setores.
Asfalto
Ana Amélia disse que está em seus planos lutar pela duplicação da ERS 324. “Essa rodovia é uma tragédia com histórias de muitas mortes. Jovens vem e vão todos os dias para estudar nas universidades. O alargamento de uma terceira pista não é suficiente, temos que duplicar a RS 324”, disse a senadora.
Para isso, vai pedir o apoio do Deputado Beto Albuquerque que deverá assumir a Secretaria de Transporte e Infraestrutura no governo de Tarso Genro (PT).
Municipalismo
A senadora defende melhor distribuição do arrecadado em impostos para os municípios. Ela destacou que os municípios ficam com apenas 15% dos impostos, enquanto que os Estados somam 25% e a União 60%. “Tenho uma interlocução muito respeitosa com o prefeito Dipp e ele poderá dispor do meu trabalho com toda a liberdade”, enfatizou.
Ana Amélia agradece votos de Passo Fundo e região
· 1 min de leitura