Quem é José Serra

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

José Serra é o candidato do PSDB à Presidência da República, partido do qual é um dos fundadores. A carreira política dele começou na militância estudantil nos anos 60, quando estava na universidade e foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Com o golpe militar, deixou o país e ficou exilado no Chile e nos Estados Unidos.

Depois de 14 anos no exílio, Serra retornou ao Brasil e passou a lecionar no curso de economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Nos anos 80, tornou-se secretário estadual de Planejamento no governo do peemedebista Franco Montoro (que morreu em 1999). Em 1986, ele foi eleito deputado federal por São Paulo pelo PMDB e participou da Assembleia Nacional Constituinte. Dois anos depois, ajudou a fundar o PSDB. Em 1990, conquistou o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Na eleição seguinte, assumiu a vaga de senador.

Licenciado do Senado, Serra comandou os ministérios do Planejamento (em 1995 e 1996) e da Saúde (de 1998 a 2002) na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na primeira pasta, desenvolveu programa de execução de obras do governo federal em parceria com estados e prefeituras. Na saúde, a administração dele foi marcada pela implantação do programa de combate à aids – que serviu de modelo para outros países e teve reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2002, concorreu ao posto mais alto do país, o de presidente da República. Porém, perdeu a disputa para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Após dois anos, foi eleito prefeito de São Paulo. Em 2006, assumiu o governo estadual, eleito em primeiro turno. No início deste ano, renunciou ao posto para ser o pré-candidato dos tucanos à Presidência da República nas eleições de outubro. José Serra é filho único de Francesco Serra e Serafina Chirico Serra, já falecidos. O parto foi na casa da avó, em São Paulo, na Mooca. O bairro operário era, na época, endereço de nordestinos e imigrantes italianos e espanhóis pobres, que vinham tentar a vida no Brasil. Serra nasceu numa quinta-feira, 19 de março de 1942, ano em que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial. Tempos difíceis para quem tinha parentes do outro lado do mundo, como a família Serra. O menino Zé teve uma infância sem luxos, na casa de vila, alugada pelos pais.

Por que José Serra quer ser presidente

“Sou candidato porque creio que estou estou preparado. Porque creio que o Brasil pode mais em várias áreas como saúde, educação e segurança. Pode mais em áreas como infraestrutura. Diante de muitas manifestações de pessoas e do partido, eu acreditei que poderia oferecer com legitimidade meu nome. Eu sou candidato para governar o Brasil no futuro. Não fico jogando no “quanto pior melhor”. No Brasil, tem uma doença que é o patrimonialismo. Por exemplo, o [atual] governo aparelha as agências. Há uma série de loteamentos. Politizou-se [a relação dentro do governo]. A Fundação Nacional de Saúde [Funasa], que cuida de epidemias, foi posta de joelhos e destruída.”

Gostou? Compartilhe