O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguarda o resultado das apurações com tranquilidade e serenidade. Lula não pretende participar das festas em celebração a eventual vitória do PT na disputa presidencial. Segundo o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, a festa, em caso de vitória, será da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
“O presidente está muito sereno tranquilo feliz com a perspectiva [de vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff]”, afirmou Carvalho, ao deixar o palácio.
Caso Dilma vença as eleições, o presidente deixará para comemorar com a candidata e um grupo de governadores eleitos no Palácio da Alvorada. Lula decidiu que não irá às festas programadas para a vitória da candidata do PT em Brasília – uma no Hotel Naoum e outra na Esplanada dos Ministérios.
Carvalho afirmou que o presidente não pretende se manifestar hoje sobre a eventual vitória de Dilma. “O presidente não vai sair da Alvorada. Ele [Lula] acha que hoje [31] a festa é dela [de Dilma] . E ela [a candidata do PT] que tem que celebrar, o destaque é ela [Dilma]. O presidente não vai falar hoje”.
O chefe de gabinete do presidente afirmou ainda que se Dilma vencer, ela fará um pronunciamento ainda hoje e em seguida irá comemorar com Agnelo Queiroz, governador eleito do Distrito Federal, nas duas festas programadas para esta noite em Brasília. “Quando houver resultado a [ex-] ministra vai fazer um pronunciamento. Depois é provável que ela passe para festejar com o Agnelo”.
Com 99,10% das urnas apuradas no Distrito Federal, Lula comemorou a vitória do candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que disputou com a candidata do PSC, Weslian Roriz. Pelas apurações, Agnelo obteve 66,10% dos votos no Distrito Federal e Weslian conquistou 33,9%.
“Ele [o presidente] comentou que está muito feliz [com a vitória de Agnelo] e falou que "que maravilha que deu certo para o Agnelo'”.
O presidente votou pela manhã, em São Bernardo do Campo na Escola Estadual João Firmino Corrêa de Araújo, por volta das 9h30, acompanhado da primeira-dama e aliados do PT, depois por volta das 13h chegou ao Palácio da Alvorada. Ele acompanhou as eleições, por meio de um telão instalado na sala de cinema no palácio. O ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins, faz companhia para Lula.
Com informações da Agência Brasil