Eleição tranqüila em Passo Fundo

Eleitor votou rápido e Cartório Eleitoral registrou poucos incidentes. Abstenção teve média de 16%

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Uma eleição tranqüila, com poucos incidentes. Este foi o balanço feito ontem pelo juiz eleitoral de Passo Fundo, Sebastião da Rosa Marinho. Nas duas zonas eleitorais do município, o processo ocorreu dentro da normalidade. No começo da manhã, foi determinado o recolhimento de propaganda que estava nas ruas de forma irregular. Também foi registrado um episódio envolvendo um eleitor que fotografou o voto em um celular. O aparelho foi recolhido pelo Ministério Público e a Justiça vai estudar o que vai fazer com o eleitor, já que é proibido votar portando celular.
Na Escola Eulina Braga, todas as urnas funcionaram com baterias. É que o local está sem energia elétrica desde quinta-feira, em função de um princípio de incêndio e problemas na rede elétrica. As urnas tiveram troca de bateria depois de seis horas e todas apresentaram bom desempenho.

Abstenção
Em Passo Fundo o número de abstenções ficou abaixo da média brasileira. Na 33ª Zona Eleitoral 10.589 eleitores não compareceram às seções eleitorais, o que representa uma abstenção de 15,96%. Já na 128ª Zona Eleitoral o numero de faltosos foi de 10.895 o que representa 16,31% dos eleitores. No primeiro turno, em algumas seções o índice ultrapassou os 10%, considerado a média. Segundo dados oficiais do TSE, o índice de abstenção em Passo Fundo foi de 13,83%, ou seja, 18.405 eleitores deixaram de votar. O índice foi inferior ao do estado, onde 14,88% dos eleitores não compareceram aos locais de votação.

“Uma eleição como deve ser”
Para o juiz responsável pela 128ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Clóvis Guimarães De Souza, a eleição transcorreu com normalidade. Poucos incidentes foram registrados. “Tivemos uma situação bem diferente do primeiro turno e das eleições municipais. A começar pelas ruas que estavam limpas o que com certeza agradou a população”, observa. Na cidade não houve nenhuma denúncia de boca de urna nem de transporte de eleitores. Uma van estacionada próxima a um local de votação chegou a ser averiguada, mas não caracterizou o crime. “Tivemos apenas dois incidentes. Um com cavaletes de um dos candidatos que não foi recolhido até às 22h. Isso será averiguado com o partido porque não foram recolhidos. Outro episódio na Zona 128 envolvendo um aparelho de celular que foi utilizado em tese para registrar o voto. Esse aparelho foi encaminhado para a Polícia Federal e vai ser averiguado se houve a prática do crime de violação ao sigilo do voto”, conclui.

José Serra venceu no RS
Após ser derrotado no primeiro turno no Rio Grande do Sul, José Serra venceu o segundo. O candidato tucano, que esteve em solo gaúcho três vezes antes antes do pleito decisivo deste domingo, terminou com cerca de 1% de votos à frente da petista Dilma Rousseff, que venceu as eleições e será a nova presidente do Brasil. Com 99,68% das urnas apuradas no TRE-RS, Serra obteve 3.228.993 votos (50,96%) e Dilma, 3.106.579 (49,03%). O número de votos brancos era de 147.826 e nulos, 167.796. O índice de comparecimento ficou em 6.335.572 eleitores, enquanto a abstenção chegou a 1.430.860.

Números em Passo Fundo

Dilma Rousseff – PT – 56.486
Jose Serra – PSDB – 50.779

Brancos – 2.216
Nulos – 2.159
Abstenção – 21.484

Votos válidos – 107.265
Votos apurados – 111.64

Gostou? Compartilhe