Natália Fávero/ON
O prefeito Airton Dipp anunciou ontem à tarde as mudanças no secretariado, que devem se efetivar somente nos próximos dias. Com isso, o PT retoma a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMUS). Dipp nomeou para o cargo, a atual coordenadora de serviços gerais da STMUS, Mariniza dos Santos. O novo secretário de Saúde, a partir de 2011, será o médico Jairo Caovilla. Ermindo Simonetti deixará a STMUS para assumir a Secretaria de Obras no lugar de Gilberto Simor que passa a responder pela Secretaria do Interior. O atual secretário de Interior, Décio Ramos de Lima não fará mais parte da composição. Não houve nomeação ainda para a Secretaria de Segurança. Segundo Dipp, as alterações deverão contribuir para esta nova fase da administração.
Os novos secretários assumirão aos poucos as funções para as quais foram designados. O médico Jairo Caovilla, deverá assumir após a saída do atual secretário de Saúde, Alberi Grando, que ocupará sua vaga na Câmara de Vereadores, a partir de 2011. O prefeito disse que ainda não tomou a decisão sobre quem assumirá a Secretaria de Segurança. “A pasta começará a funcionar em janeiro de 2011, dentro do novo orçamento da Prefeitura, pela sua importância e relevância para a administração municipal. Ainda temos tempo para definir quem ficará à frente desta pasta”, explicou Dipp.
Novo secretário de Saúde já foi vereador
Jairo Caovilla foi vereador por duas legislaturas entre os anos de 1989 a 1992 e 1993 a 1996. Médico há 35 anos, é especialista na área de nefrologia e também professor universitário. Caovilla explicou que recebeu o convite do prefeito Dipp com muito carinho. Ele disse que por enquanto, não traçará nenhuma projeção para a Secretaria e deverá se manifestar quando assumir a vaga. A decisão foi tomada em conjunto com o seu partido, o PDT, que entendeu que há condições de continuar o trabalho de Alberi Grando e fazer uma boa gestão para a população. “Sabemos que não será uma tarefa fácil porque a área de saúde é sensível para o ser humano o que faz cm que os problemas sejam complexos, mas tentaremos fazer o melhor possível”, disse Caovilla.
Uma mulher na STMUS
O Partido dos Trabalhadores volta a ter três secretarias. O partido havia perdido uma pasta com exoneração de Adelar Aguiar, no início de agosto. Com a nomeação de Mariniza, o PT se torna o segundo maior em números de secretarias ficando atrás do PDT que possui cinco. Mariniza dos Santos é militante do PT há 17 anos. Durante sete anos trabalhou no sindicato dos Comerciários. Passou por três executivas do partido, foi coordenadora dos movimentos sociais, vice-presidente e secretária de finanças do partido, além de ter sido coordenadora regional. Já foi assessora do ex-vereador Adelar Aguiar e antes de entrar para a administração Dipp/Cecconello estava na assessoria do deputado estadual Ronaldo Zulke. Na administração municipal trabalhou como coordenadora dos serviços gerais da STMUS durante quatro meses e há um mês e meio assumiu a divisão de cemitérios. Disse que sente uma grande responsabilidade e que dará conta do recado. “Estou cheia de vontade para trabalhar. Tenho certeza que terei o apoio dos funcionários da STMUS”, disse. A secretária informou que a princípio não haverá mudanças e precisará do apoio técnico, principalmente da assessoria do trânsito, já que, esse é um assunto delicado na cidade.
Simonetti e Simor trocam de cadeiras
Ermindo Simonetti já foi secretário do Meio Ambiente, de Obras, de Assistência Social e do gabinete de Gestão Integrada Municipal. Atualmente estava à frente da STMUS e agora novamente assumirá a Secretaria de Obras. Disse que o primeiro passo será tomar conhecimento do andamento da secretaria, cumprir pendências e junto com o prefeito definir as etapas e cronograma a serem trabalhados. Disse que será mais um desafio e pretende corresponder os anseios da comunidade. “A de Obras é uma das maiores secretarias da prefeitura. Há muitas demandas de asfalto, canalizações e nas ruas. Além disso, precisa prestar apoio de infraestrutura as demais secretarias e dar uma atenção especial para as indústrias”, explicou Simonetti. O secretário de Obras, Gilberto Simor, que assumirá a Secretaria de Interior, disse que sua experiência na agroindústria familiar ajudará a atender as necessidades desse setor.
Décio Ramos de Lima deixará o secretariado
O atual secretário do Interior não fará mais parte da administração. Ele que já foi duas vezes secretário de Obras, chefe de Gabinete e secretário de Interior não foi nomeado para outro cargo pelo prefeito. Lima disse que na sexta-feira já tinha conversado com Dipp que o informou das mudanças. “Sempre fiz parte do primeiro escalão do prefeito. Procurei fazer um bom trabalho e corresponder à população”, ressaltou.
Como ficará a nova composição:
Secretaria de Saúde: Jairo Caovilla (PDT) – a partir de 2011
Secretaria de Administração: Paulo Magro (PDT)
Secretaria de Educação: Vera Vieira (PDT)
Secretaria de Finanças: César Bilibio (PDT)
Secretaria de Interior: Gilberto Simor (PDT)
Secretaria de Habitação: Clademir Daron (PT)
Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana: Mariniza dos Santos (PT)
Secretaria de Planejamento: Rene Cecconello (PT)
Secretaria do Meio Ambiente: Clóvis Alves (PSB)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Marcos Cittolin (PSB)
Secretaria de Cidadania e Assistência Social: Adriano José da Silva (DEM)
Secretaria de Desporto e Cultura: César Azevedo dos Santos (PCdoB)
Secretaria de Obras: Ermindo Simonetti (PR)
Secretaria de Segurança: indefinido
Chefe de Gabinete: Giovani Corrallo