Natália Fávero/ON
Com cartazes nas mãos, os moradores de uma área ocupada há quase um ano no bairro José Alexandre Zácchia reivindicam a instalação de água potável no local. A manifestação foi realizada durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores de ontem (17/11). A ocupação abriga 100 famílias totalizando quase 400 pessoas. Um levantamento apontou que na área vivem cerca de 100 crianças. Ocupantes pedem uma solução ao poder público.
A água utilizada até o momento pelos moradores provém da caixa d’água da Escola Guaracy Barroso Marinho. No entanto, com a formação de uma nova ocupação no bairro, a água cedida pela prefeitura, tornou-se insuficiente para atender as famílias. O jeito foi improvisar um poço para retirar a água do solo, porém ela não é tratada.
O coordenador da ocupação, Lucas dos Santos, disse que a ideia de fazer essa manifestação na Câmara é para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade de instalar mais pontos de água potável no local. Segundo informações dos vereadores, o proprietário da área teria feito uma permuta com a prefeitura que realizou um asfalto para ele em troca da liberação do local para fazer o loteamento. O vereador Rui Lorenzato (PT) disse que o Executivo está demorando muito para regularizar a área. “Já fizemos encaminhamento até para o Ministério Público, mas até agora nada”, cobrou o vereador.
O vereador Roque Letti (PDT) também cobrou providências. “O secretário de Habitação está vendendo sonho para os moradores prometendo R$ 44 milhões para o Zácchia. Na verdade secretário, estamos pedindo apenas água para esse povo”, argumentou Letti.
Duas sessões plenárias
Devido ao feriadão, na noite de ontem foram realizadas duas sessões plenárias. Apenas um projeto foi apreciado pelos vereadores. O projeto de Lei de autoria do parlamentar Sidnei Ávila que concede o título de cidadão emérito ao pastor Ceomir Buzatto foi aprovado por unanimidade. A proposta é homenagear o pastor pelos relevantes serviços prestados na área de solidariedade humana. Buzatto nasceu em Frederico Westphalen. Iniciou o seu pastorado em Santa Catarina e se dedicou a evangelização e ao trabalho com indígenas.
Dimed é homenageada
A empresa que atua há 27 anos no seguimento de atacado de medicamentos em Passo Fundo foi homenageada pela Câmara dos Vereadores com o título de Honra ao Mérito. A distribuidora conta com a matriz em Porto Alegre, e duas filiais, uma em Passo Fundo e outra em Santa Catarina. A cidade de Passo Fundo foi escolhida para a instalação por ser um pólo de saúde. A empresa conquistou o mercado gaúcho, tornando-se majoritária no setor.