Marco Maia na presidência da Câmara

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É o que querem os petistas. O deputado federal Marco Maia (RS), atual vice-presidente da Câmara, é o candidato do PT para disputar a Presidência em fevereiro de 2011. A decisão foi anunciada na noite de terça (14). Para ele, a indicação é fruto de um processo construído por acordos e consensos. Maia convocou todos os parlamentares a participarem do processo. “A nossa vitória só será construída se for feita de forma coletiva”, disse.

Desafios
O candidato a presidência da Câmara ainda falou dos principais desafios do cargo. Dentre eles está a consolidação do governo Dilma, sem esquecer temas como o meio ambiente, as reformas política e tributária, a redução da jornada de trabalho, o financiamento da saúde e a qualificação da educação.

Reajuste de 60%
Quando você, trabalhador brasileiro, conseguiu um reajuste de 60% em seu salário? Se a resposta for nunca, é porque você definitivamente não é deputado ou senador. Tanto a Câmara quanto o Senado aprovaram ontem o aumento nos salários dos deputados e senadores. A partir do próximo ano eles ganharão R$ 26 mil, equiparando o teto aos do ministro do Supremo.

Vergonha
O reajuste serve ainda para o presidente e seu vice. Enquanto isso, os aposentados esperam há anos um reajuste honesto em seus ganhos, depois de terem trabalhado por anos para o crescimento do país. A votação não durou mais de 5 minutos. Apenas com o aumento dos congressistas, a previsão é de um efeito cascata de aproximadamente R$ 1,8 bilhão em despesas. A senadora e ex-candidata a presidência, Marina Silva (PV) criticou em seu twitter a aprovação. “Elevar o salário dos congressistas em 62%, como quer a Câmara, é fora da realidade. É afronta à necessidade de conter gastos”, disse.

Mudanças
A forma como os congressistas brasileiros têm domínio sobre o que ganham é absurda. Os deputados que se manifestaram contrários ao aumento, destacaram a necessidade de mudança na legislação. Será que uma lei, que retira da Câmara e do Senado o domínio sobre quanto ganham passaria com tamanha facilidade?

Gostou? Compartilhe