Grando é o mais cotado para assumir a Coordenadoria de Saúde

Vereador disse ontem que tem condições de conciliar atividade parlamentar com a de coordenador, cargo que já exerceu na década de 1990

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O nome mais cotado para assumir a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), que abrange 58 municípios, é o do vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, do PDT. A indicação foi feita ao secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni pela Executiva Municipal do partido, pelo deputado estadual Diógenes Basegio, e pelo prefeito Airton Dipp. O cargo também estaria sendo disputado pelo PT. O Anúncio deverá ser feito nos próximos dias.

O documento assinado pela Executiva do PDT, pelo prefeito e pelo deputado Basegio foi encaminhado na segunda-feira (03/01) ao secretário estadual e já estaria nas mãos dele. Grando que assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores no dia 1º de janeiro de 2011 confirmou a indicação do seu nome e disse que caso for escolhido estará disposto a conciliar as funções de vereador e de coordenador de Saúde. Ele afirmou que não há impedimento em assumir as duas funções, uma vez que já é médico concursado pelo Estado. “A possibilidade de ser o novo coordenador é grande. Terei que trabalhar bastante para conciliar as duas funções, mas encaro essa possibilidade como uma missão partidária ajudando o Governo do Estado com minha experiência na área da saúde”, afirmou o vereador.

Basegio teria sido o primeiro a sugerir o nome do ex-secretário municipal de Saúde para esse cargo considerado de segundo escalão. Grando já ocupou o cargo de coordenador de saúde, na década de 1990.

PT também quer a vaga
O presidente municipal do PT, Sebastião dos Santos disse que a comissão de transição ainda está trabalhando na construção dos nomes para os cargos regionais. O diálogo também está sendo feito com os outros partidos que compõem a base do atual governo como o PDT, PSB, PC do B e PTB. Santos disse que a Coordenadoria de Saúde também passa por um acordo político. “Estamos dialogando para oferecer um quadro com experiência”, disse o presidente do partido. O petista Neri Gomes estaria entre os nomes cotados para a Coordenadoria de Saúde. Mas ele informou que no início havia indicado o seu nome, mas que ele já foi retirado.

Em função de alguns desencontros que aconteceram em relação a nomeação da petista Marlene Silvestrin para a 7ª CRE, o PT divulgou uma nota assinada pelo Coordenador PT Regional Planalto, Sebastião dos Santos, afirmando que a indicação da professora não é uma indicação construída nas instâncias partidárias municipal e regional e também com partidos da base e sim de responsabilidade somente do Secretário Estadual de Educação que fez a indicação. O partido deverá pedir a revogação. A comissão do PT deverá ir a Porto Alegre para rever alguns acordos políticos. O partido estaria reivindicando a coordenação da saúde, educação, trabalho, a Emater e o órgão regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural. 

Gostou? Compartilhe