Patussi assume a Secretaria de Segurança

O advogado vai trabalhar em defesa do Patrimônio Público, da melhoria do Trânsito e na implementação dos projetos do Pronasci

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O advogado Márcio Patussi é o secretário de Segurança Pública de Passo Fundo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (05/01) pelo prefeito Airton Dipp. A Secretaria foi criada em setembro de 2010, depois de um ano e meio tramitando na Câmara de Vereadores. Patussi terá o desafio de comandar a principal demanda da população conforme apontamento das pesquisas internas da Prefeitura. Entre as metas principais do secretário de 31 anos, estão a conservação do Patrimônio Público, a melhoria do Trânsito e a implementação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

A recém criada Secretaria ainda não tem sede própria e funcionará provisoriamente junto ao antigo quartel, onde estão os agentes fiscais de trânsito. Serão cerca de 150 servidores compostos pelos agentes fiscais de trânsito, vigilantes, coordenadores e chefes de núcleos. Dos R$ 277 milhões do orçamento municipal, R$ 4,9 milhões são para a segurança.
O objetivo dela é criar e implementar políticas eficientes no combate a criminalidade. Conforme Patussi, ela não tem poder de polícia, porque esta é uma atribuição do Estado, através dos órgãos institucionais de segurança como Brigada Militar e Polícia Civil. “A Secretaria será uma fonte de ligação com esses órgãos e promoverá encontros com os conselhos municipais e sociedade civil organizada”, explicou o secretário.

Metas
Patussi já assume a Secretaria com a função de implementar o Pronasci, que é um programa do Governo Federal que destina através do Ministério da Justiça recursos para projetos municipais. Em Passo Fundo há recursos disponíveis para o programa Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e Protejo. Programas que tem a função de incentivar a cultura da paz nas comunidades onde há índices elevados de criminalidade. Além do Pronasci, o município foi contemplado com outras 19 câmeras de monitoramento eletrônico. O projeto está sendo terminado e logo deverá ser encaminhado para a licitação. Um dos objetivos do secretário também é trabalhar em defesa do Patrimônio Público. A Secretaria também será responsável pela gestão do trânsito e a ideia de Patussi e fortalecer as melhorias e para isso poderão contar com recursos do BID.

Perfil para a Secretaria
Patussi é formado em Direito pela UPF, é especialista em Direito Civil e está se especializando em Direito Público. Também é professor do curso de Direito da mesma universidade. Antes de assumir a Secretaria, ele era diretor da Auditoria Geral do Município e também já foi assessor jurídico e supervisor da Procuradoria Geral do Município. O prefeito Airton Dipp disse que Patussi tem o perfil apropriado para comandar a Secretaria, já que é um advogado, professor universitário e com sensibilidade na atividade social capaz de fazer a interação com as instituições de segurança pública. “Teremos um secretário que cumprirá os objetivos”, afirmou Dipp.

Atualizada às 23:32

Gostou? Compartilhe