Audiência define traçado para duplicação da ERS 324

As melhorias serão realizadas em 61 quilômetros da rodovia e há uma estimativa de custo que ultrapassam os R$ 120 milhões. As obras deverão iniciar em 2012

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O traçado para duplicação dos trechos entre Passo Fundo, Marau, Vila Maria e Casca foram apresentados pela empresa responsável pelo projeto e Daer em Audiência Pública. O encontro foi promovido pela Secretaria de Infraestrutura e logística com a presença do secretário Beto Albuquerque e lotou o Auditório da Biblioteca Central da UPF, na tarde de ontem (07). Deputados estaduais e federais, prefeitos da região, vereadores, lideranças e comunidade aprovaram a proposta. A duplicação será realizada ao longo dos 61 quilômetros que ligam Passo Fundo e Casca com a intenção de oferecer maior segurança na rodovia da morte. Os recursos serão provenientes do BNDES, da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do próprio orçamento do Estado. O próximo passo será elaborar o projeto de engenharia e obter a licença ambiental. A execução das obras está prevista para início de 2012.

O desejo de duplicação da ERS 324 deverá sair do papel depois de anos de manifestações e negociações com o governo. O secretário de Infraestrutura e Logística afirmou que a duplicação da rodovia é prioridade para o Executivo Estadual. O traçado para duplicação definido em janeiro foi mostrado a comunidade pela empresa Magna Engenharia. A obra prevê a duplicação, restauração e aumento de capacidade da estrada, além de contornos e interseções para evitar o tráfego pesado no perímetro urbano. “A Audiência é uma forma de tornar transparente as decisões do Daer e mostrar por onde passará os contornos, onde iniciam e terminam as obras e os locais que terão interseções, pontes, viadutos e também para ouvir a comunidade”, salientou Albuquerque.

Em janeiro foi encaminhado o pedido de financiamento para o BNDES que deverá liberar R$ 500 milhões para duplicações no Estado, sendo que R$ 100 milhões já estão reservados para a ERS 324. O restante dos investimentos será buscado junto ao Estado e Cide. Beto explicou que o valor exato das melhorias será conhecido após a elaboração de todo o projeto no segundo semestre, mas estima que ultrapasse os R$ 120 milhões.

Albuquerque ressaltou que a questão da duplicação estava parada há anos no Governo e tiveram que iniciar o projeto do zero. “Não havia um projeto antes desse. O que havia era um contrato parado com a empresa Magna que nós retomamos. Todo o projeto de duplicação está começando agora”, ressaltou.

Etapas
A primeira ação do projeto foi a realização da Audiência Pública para aprovação do traçado de duplicação. Nos próximos três meses deverá ser elaborado o projeto de engenharia e a licença ambiental. No segundo semestre, em meados de agosto, a ideia é realizar a licitação para escolha da empresa que executará as obras que deverão iniciar no final de dezembro de 2011 ou início de 2012.

A etapa inicial prevê a duplicação entre Passo Fundo/Marau e o contorno de Marau que será uma espécie de perimetral para diminuir o fluxo de veículos no perímetro urbano. A segunda etapa fará as obras entre Marau, Vila Maria e Casca. Essa fase só será contratada após o término da primeira para provocar mais dinamismo nos serviços.
Conforme o projeto serão 64,20 Km de duplicação, dois viadutos, nove pontes e 24 interseções e acessos.

Trajeto que será duplicado
Rodovia é uma das mais perigosas do Estado
Conhecida como Estrada da Morte, a rodovia tem um dos maiores índices de acidente do RS. É a segunda maior em número de acidentes e a terceira maior em mortes. A ERS 324 liga a região da Serra com o Norte do RS. Foi construída em 1973 e é uma das mais antigas do Estado. É uma das principais vias de escoamento da produção regional e alternativa para o estado de Santa Catarina. Além de caminhões e ônibus, um elevado número de automóveis de passeio utiliza a estrada que, só no trecho entre Passo Fundo e Marau, tem mais de 32 curvas. O Volume Diário Médio (VDM) já supera 7,6 mil veículos no trecho Passo Fundo/Marau e 5 mil  os municípios de Marau e Casca, totalizando 12,6 mil.

Número de acidentes no trecho:

Período        mortes        Total acidentes
 2009             13                   398    
 2010             19                   510    
janeiro 2011    01                    38
Fonte: PRF

Batalhão Rodoviário apoia duplicação
O Comandante do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Major Jair Euclésio Ely, enfatizou que o número de acidentes preocupa e que as melhorias podem contribuir para reduzir esses dados. “Esperamos que a duplicação ajude a diminuir esses dados, mas para isso, não basta fazer projetos de engenharia, os motoristas precisam utilizar a rodovia corretamente respeitando os seus limites”, disse o major.
No ano passado foram entregues obras de melhorias com a construção de 11 terceiras faixas entre o Km 80 e Km 110. Segundo ele, houve uma melhora na utilização das vias com um acréscimo de usuários, mas os acidentes aumentaram.

Opinião dos prefeitos e Comissão Pró RS 324:


Prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp
“A duplicação atende a necessidade do escoamento econômico e ajuda a preservar vidas. Aprovamos o traçado porque atende os anseios da população”.

Prefeito de Marau, Vilmar Zanchin
“O contorno de Marau atende o objetivo da comunidade ainda mais porque abrangerá a Rota das Salamarias. Só estamos preocupados com a liberação desses recursos”.

Prefeito de Vila Maria, Rudimar Pedro Matiasso
“Essa é uma discussão antiga e esse encontro dará andamento ao projeto. Com o contorno que será criado o fluxo do transporte será desviado do perímetro urbano”.

Prefeito de Casca, Alan Martins das Chagas
“O nosso problema é a passagem de pedestre e o traçado está de acordo com as necessidades”.

Presidente da Comissão Pró RS 324
“A nossa luta vem de 2006 em prol da rodovia. Concordamos com o traçado, mas tendo em vista que ela não acontecerá de uma hora para outra pedimos que seja feito a conservação da sinalização e pavimentação da RS 324 para evitar acidentes. Com as melhorias realizadas no ano passado, um dos pontos mais problemáticos que era a curva da localidade da São Luiz da Mortandade não registrou mais acidentes. As melhorias funcionam sim”.
 
Deputados garantem apoio à duplicação
Os deputados presentes garantiram apoio para acelerar a liberação dos recursos para as obras da rodovia. Basegio destacou a importância e urgência da duplicação da ERS 324 e garantiu seu apoio ao projeto. “Estaremos na Assembleia Legislativa trabalhando junto para poder viabilizar esse projeto que é uma demanda antiga dessa região que é produtora, industrializada e precisa de fato que esta obra se concretize o mais rápido possível”, afirmou o deputado.
O deputado Luciano elogiou a proposta e a agilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. “É muito bom ver que no primeiro mês de atuação a Secretaria já oferece resposta para uma das grandes demandas da região. O projeto é bom e há decisão do governo de fazer a obra. Isso é positivo”, avaliou Luciano.

Gostou? Compartilhe