Fernanda Bruni/ON
Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, o vereador Patric Cavalcanti (DEM) protocolou uma indicação na Casa solicitando ao Executivo a relação de todos os imóveis alugados para as secretarias municipais. Segundo o vereador, é preciso saber o quanto se paga por mês de aluguéis e que espaços seriam destinados às secretarias no caso da construção de uma nova Câmara para saber o que é mais vantagem: construir uma área nova, ou ampliar o espaço já existente. O vereador Paulo Neckle (PMDB) se pronunciou defendendo que deveria ser feita uma audiência pública para tratar do assunto.
O presidente da Câmara, vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), falou que não é mais favorável a saída da Câmara do local onde está como era quando abriu essa discussão na primeira sessão plenária do ano, aproveitando a presença do prefeito Airton Dipp, no dia 15 de fevereiro. “Depois de conversar com alguns vereadores e de ver que a comunidade não aprova, acho que é melhor abortar essa ideia e não vejo que audiência pública seja uma boa saída”, comentou.
Os vereadores José Eurides de Moraes (PSB) e Juliano Roso (PC do B) concordam que nessa questão da obra da Câmara é necessário que se esgotem todas as possibilidades técnicas para se construir ou não nos espaços já existentes na área ocupada pela Câmara.
Desabafo
O vereador Roque Letti (PDT) destacou as 190 mortes, nas rodovias do estado, durante o feriado de Carnaval que tem como causas principais ultrapassagens perigosas e carros em péssimo estado de conservação e sem manutenção periódica. Também destacou os seqüentes ataques de vândalos que estão queimando as lixeiras em Passo Fundo. “O que falta? Que vão para a cadeia e que haja investigação. Isso não pode acontecer numa cidade universitária, capital da literatura”, comentou.
Também em tom de desabafo o vereador Aristeu Dalla Lana (PTB) criticou a falta de serviços e máquinas trabalhando para tapar buracos, fazer canalização, entre outros serviços. “A prefeitura diz que está tudo bem, usa o dinheiro do povo para pagar publicidade e dizer isso. Mas não se vê um serviço nas ruas. Tem secretário que só joga a culpa nas costas do prefeito e tem cidadão que nem vem mais aqui reclamar porque não se faz nada”, desabafou.
Grande Expediente
Pela primeira vez como orador do grande expediente o vereador Alberi Grando (PDT) destacou a saúde pública do município em sua gestão como Secretário de Saúde, focalizando as melhorias dos postos de saúde familiar e na estrutura de atendimento ao cidadão.
Homenagem
Ainda durante a sessão, os vereadores homenagearam a escola Campeã do Carnaval 2011 de Passo Fundo, a Bambas da Orgia, que recebeu diplomas de Honra ao Mérito pela conquista.
Ordem do dia
Os vereadores aprovaram a Moção proposta pelo vereador Juliano Roso, requerendo que o legislativo municipal estreite relações com a Trip Linhas Aéreas Brasil, visando a autorização da Anac de novas linhas aéreas que inclua Passo Fundo no roteiro.