DEM fica em nome de um projeto maior por Passo Fundo

Depois de um quase rompimento, o prefeito Airton Dipp disse ontem que cabe ao Democratas mostrar agora que faz parte do governo e é aliado

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fernanda Bruni/ON

O prefeito Airton Dipp anunciou ontem pela manhã que o Democratas (DEM) permanece na base aliada, em nome de um projeto maior que é o desenvolvimento de Passo Fundo. O prefeito esteve reunido por duas ocasiões com o vereador Patric Cavalcanti e com o secretário de Assistência Social, Adriano José da Silva: uma na sexta-feira e outra na manhã de ontem. Depois de longas conversas, o chefe do Executivo decidiu pela permanência do Democratas na base aliada, com o compromisso de que o partido estará mais próximo da administração.

“Nós temos a convicção de que estamos fazendo um trabalho transparente e a vontade de manter nossas forças unidas num projeto maior para o município. Cabe ao DEM demonstrar agora que faz parte do governo e é aliado”, disse Dipp. Segundo o prefeito, todas as dúvidas em relação à administração devem ser apresentadas com a tranquilidade de que este governo preserva o interesse público.

O rompimento do DEM com a administração do prefeito Dipp era ponto pacífico até a manhã desta segunda-feira. Declarações do vereador Patric no episódio dos escândalos das lombadas eletrônicas no país foram determinantes para que a conversa tivesse início. Em nenhum momento das denúncias, o município de Passo Fundo foi citado como envolvido em qualquer irregularidade. Mesmo assim, o vereador protagonizou nova ação judicial contra o município, para que fosse suspenso o pagamento de multas. A situação causou desconforto nos demais partidos da base aliada, provocando o encontro entre o prefeito e dirigentes do partido. No entanto, a intervenção de aliados ponderou que o Executivo encontraria muita dificuldade para votar projetos essenciais na Câmara de Vereadores, já que deixaria de ter maioria. Por esta razão é que Dipp disse ontem que a manutenção da atual base tem como foco o projeto da administração que deve ser concluído nos dois anos que restam de sua administração.

Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o presidente do DEM, Adriano José da Silva anunciou a permanência do partido na base aliada do governo municipal. “Tivemos uma longa manhã de reunião onde decidimos pela permanência. Quero ressaltar que essa permanência deve-se ao fato da atuação do vereador Patric, da qualificação da atuação da administração nos cargos onde o DEM ocupa e, acima de tudo, um interesse maior da população no desenvolvimento de Passo Fundo. Nós acreditamos no projeto político administrativo que está sendo desenvolvido pela administração municipal, acreditamos que essa política de atração de investimentos, de saneamento e de levar Passo Fundo para o mundo é correta.”

Adriano acrescentou que quer tranquilizar a todos após o que chama de “grande onda de boatos”, dizendo que é um ano pré-eleitoral e, por isso, há muitas especulações que ele considera normais e afirmou que, em nenhum momento, foram avisados pelo prefeito de uma possível saída por partido da base aliada. Ele reconheceu que o DEM vai ter que mudar sua postura tanto como partido, como internamente. Questionado sobre se houve pressão ou alguma proposta para que o DEM permanecesse na base de governo, Adriano disse que o que houve foi uma conversa franca e transparente e, acima de tudo, com muita lealdade.

Fidelidade do DEM
O vereador Patric Cavalcanti, também durante a coletiva, destacou que o DEM sempre foi fiel ao lado que está. “Não trabalhamos em prol do PDT, do DEM ou do vereador Patric. Trabalhamos em prol de Passo Fundo, uma cidade que vem se desenvolvendo no seu sistema econômico e que precisa ter apoio na questão da infraestrutura. O partido ajudou muito na Câmara de Vereadores fazendo os seus apontamentos, levantando dados e informações e é mais que justo que permaneçamos nessa administração para dar continuidade ao trabalho quanto à qualificação do município de Passo Fundo”, comentou.

“Quero tranquilizar a imprensa e os companheiros sobre os ruídos e boatos de que o DEM estaria a serviço de outros partidos. Deixo claro que o DEM trabalha dentro dos seus quadros para qualificar a gestão pública, atender às demandas dos cidadãos, não pensamos somente em partido e, sim, na comunidade. Estamos com a nossa consciência tranquila. Vamos continuar com nossas ações no poder público. Estamos a serviço do povo de Passo Fundo”, finalizou o vereador Patric.

Gostou? Compartilhe