Partidos começam a se articular para as eleições 2012

As eleições municipais só acontecem em 7 de outubro de 2012, mas a movimentação nos bastidores da política já tiveram início

Por
· 9 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fernanda Bruni/ON

As eleições 2012, que vão eleger prefeito e vice e 21 vereadores, estão se aproximando e os partidos políticos, em Passo Fundo, começam a se articular para formação de chapas. Algumas conversas sobre possíveis alianças políticas também fazem parte dos bastidores do poder municipal. Porém, nada está definido. Os partidos ainda pretendem formar chapa própria para as eleições proporcionais que elegem os vereadores, principalmente em 2012 que vai eleger mais nove vereadores na cidade.
Até o momento, a maioria dos partidos diz ter bons nomes para concorrer aos cargos de prefeito ou vice. Claro que ainda é muito cedo para definir qualquer rumo, até porque as filiações partidárias podem acontecer até 30 de setembro. Até lá, ainda deverão ocorrer migrações partidárias, novas filiações e reuniões para organização interna.

O grande ponto que se articula para 2012 é que qualquer partido pode ter 33 candidatos a vereador e os partidos querem sim estar com a nominata completa. Destes 33, 30% das vagas para concorrer devem ser para mulheres. O Nacional entrevistou todos os presidentes de partidos ativos de Passo Fundo e constatou que a busca por candidatos está apenas começando. Confira.

PMDB

Presidente Fernando Scortegagna
“O PMDB está se preparando para as eleições 2012. A executiva do partido está conduzindo as ações e a nossa intenção principal é retornar à posição de protagonista. É nossa ideia e nosso desejo que tenhamos candidato a prefeito. Nas duas últimas eleições tivemos candidatos à vice. Essa condição vai se dar nas convenções do partido. Já temos nomes à disposição para concorrer ao cargo, mas não há ainda como dizer quem será o candidato.
Quanto às candidaturas a vereador, Passo Fundo é uma cidade de porte médio e é onde se abrirá o maior número de vagas na região. Isso estimula muito as pessoas a participar, porque vai ser um momento único principalmente para aqueles que querem ingressar na vida pública.
Já estamos sendo procurados por lideranças de outros partidos para se filiarem e concorrerem pelo PMDB, e por lideranças do próprio partido. O PMDB acredita que essa quantidade de nove novas vagas motiva os filiados e favorece o melhor desempenho do partido. Vamos nos organizar internamente, mas o partido está vivo, ativo e focado nas eleições 2012.”


PDT

Presidente Paulo Padilha
“Vamos trabalhar para fazer a sucessão do prefeito Airton Dipp. Respeitamos nossa atual coligação e pretendemos trabalhar junto dela, embora pensemos em candidatura própria. Alguns nomes fortes do partido para o cargo de prefeito são Juarez Dalvesco, Jairo Caovilla, Giovani Corralo.
Quanto às eleições proporcionais, não é o nosso objetivo principal coligar. Temos que ver os interesses das coligações que, neste caso, é mais delicado. Pretendemos preencher as 33 vagas para vereador com lideranças em potencial que estamos buscando junto às associações de bairros e à juventude. Pessoas importantes estão se filiando também.
Estamos batendo muito forte no movimento comunitário, temos em torno de 50 lideranças conosco. Criamos dentro do partido um movimento comunitário, buscamos parcerias com instituições e estudantes.”

PC do B
Presidente Alex Necker
“Para a chapa majoritária, o PC do B já tem maturidade política suficiente e pode sim apresentar alguns nomes a candidatos, independente de prefeito ou vice, porque isso também depende das alianças. A nossa dinâmica é construída com as militâncias, já estamos dialogando, mas ainda são conversas iniciais. Temos nomes dos movimentos comunitário, estudantil, das mulheres. Se for falar em um nome potencial para a majoritária, sem dúvida o mais forte que temos é o do nosso vereador Juliano Roso.
Já nas eleições proporcionais, o PC do B tem a ideia de trabalhar pela construção de uma chapa própria para vereadores, sem coligação. Constrói-se essa nominata aproximando pessoas. Também temos uma campanha de filiação constante com as lideranças e vamos apresentar cerca os 33 nomes para concorrer a vereador em Passo Fundo. Queremos eleger ao menos dois vereadores.”

PP
Presidente Marcos Susin
“O nosso partido tem gerenciamento estadual. Estamos realizando reuniões na capital e no interior, mobilizando o partido para as eleições 2012 já que o partido vai capitalizar a campanha em torno da Senadora Ana Amélia Lemos, que é a nossa principal representante. Entre os dias 21 e 22 de maio vamos realizar reuniões para a formação dos nossos diretórios municipais. Já abrimos um portal na internet (www.ppplanalto.org.br) para divulgar o partido na região proporcionando maior interatividade para os filiados.
Vamos estreitar nossas conversas, nos aproximar mais dos filiados para mobilizá-los e conscientizá-los do conteúdo ideológico do partido. Vamos identificar e dar espaço para os filiados com potencial de liderança para fazer frente às eleições, que, sem dúvidas, será uma das mais acirradas dos últimos tempos. Vai ser um período de muito trabalho em busca do eleitor.”

PSDB
Presidente Ademir Gomes Bertoglio
“O partido deverá ter candidato próprio. Também achamos que essa eleição deverá ter o PSDB como um forte concorrente uma vez que temos um excelente candidato, que teve ótima votação em 2010 para deputado estadual que é o Evandro Zambonato. Tem também o Carlos Torres que é um bom nome. Certamente, estamos credenciados na pior das hipóteses, a indicar um candidato a vice-prefeito. Achamos que está na hora de o partido voltar à prefeitura, vamos ver algumas possibilidades de coligação.
Quanto à eleição de vereadores, teremos uma nominata forte. Estamos fazendo a filiação de pessoas ligadas à social democracia. É nosso desejo ter ao menos dois vereadores. Não vamos coligar, vamos sair com 33 nomes para concorrer às vagas. Estamos nos mobilizando, indo até os cidadãos.”

PV
Presidente Ginez de Campos
“O PV está de forma gradual se estruturando politicamente, não muito diferente do que está acontecendo também a nível estadual e federal. Por ser um partido novo está ampliando o seu número de filiados. Estamos estabelecendo contatos com várias lideranças ligadas ao movimento ambientalista da nossa cidade, bem como com outros simpatizantes que se identificam com as propostas do nosso partido visando ampliar e fortalecer a nossa participação política no próximo pleito eleitoral municipal.
Em recente reunião da executiva do diretório estadual do PV em Porto Alegre foi orientado que o partido se organize no sentido de lançar candidaturas próprias visando fortalecer a imagem política do partido junto ao seu eleitorado. Por outro lado, podemos também junto com outros partidos políticos, que quiserem construir uma alternativa política diferente para a nossa cidade, pensarmos em uma estratégia de coligação proporcional. Estaremos efetuando este ano várias reuniões periódicas com a executiva do diretório municipal visando definir futuramente a melhor estratégia de participação do PV nas próximas eleições municipais.    Queremos participar com um bom número de candidatos qualificados visando assegurar a eleição de pelo menos dois vereadores.”

PSB
Presidente Clóvis Alves
“Começamos uma série de seminários no município para trabalhar na nossa organização interna e estudar a questão das estratégias para 2012. Temos uma política de renovação, preparando a militância, inserindo o partido dentro dos movimentos sociais para concorrerem. Ainda vamos discutir sobre a possibilidade de ter candidato próprio para a prefeitura. E ainda não sabemos o que faremos com as alianças. Claro que vamos dar preferência para os partidos da base, mas, se não chegarmos a um consenso de interesses, vamos ampliar a discussão. Queremos fazer um trabalho bem feito até porque em setembro deste ano comemoramos 25 anos do partido em Passo Fundo.
E, sem dúvida, nomes como do Marcos Cittolin, do Zé Eurides, do Saul Spinelli e Claudemir Bragagnolo são políticos que atuam há muito tempo, que têm experiência política. Não discriminamos ninguém. E o meu nome também está à disposição, mas meu projeto é mais para a vereança. Porém, ainda temos muitas coisas para discutir e vamos planejar nossas estratégias”.

PR
Presidente Flamino Melo de Lima
“O nosso partido, em Passo Fundo, vai ser uma regional que deverá abranger 40 municípios a partir de abril. Estamos trabalhando muito com filiação partidária e convites a quem quiser concorrer a vereador. Ainda não estamos articulando alianças, mas já recebemos muitos convites de outros partidos. Antes disso, queremos unir o partido internamente. Estamos intensificando o apoio ao PR Mulher e ao PR Jovem para o crescimento do partido.
Toda semana temos reunião para ver como está o processo de filiação. Temos bons nomes para concorrer de todos os segmentos. Um nome que já se colocou à disposição do partido tanto como prefeito, quanto como vice, é o construtor Ademir Martins. Para vereador também temos muitos nomes para se candidatar. Ainda não sabemos se vamos sozinho ou se vamos com coligação. Vamos estar preparados para qualquer coisa porque somos um partido novo, sem vícios e sem dono.”

DEM
Presidente Adriano José da Silva
Até 30 de setembro, prazo final para a filiação a partidos políticos para a disputa eleitoral, vamos intensificar as filiações para concorrer em 2012. A ideia é participar de um amplo leque de alianças para o desenvolvimento de Passo Fundo. Provavelmente teremos candidatura própria para a majoritária. Temos nomes fortes que, num momento oportuno, vamos chegar a um acordo e decidir quem será o candidato.
Já para as eleições proporcionais, provavelmente teremos chapa própria, com a nominata de 33 candidatos completa visando abrir maior possibilidade de elegermos vereadores do nosso partido, o que é bem importante. Só é complicado definir alguma coisa neste momento porque, hoje, o cenário político está muito dúbio. Mas, vamos tomar as decisões que julgamos mais acertadas assim que o momento certo chegar.”

PPS
Presidente Luiz Galberi da Silva
“Neste momento estamos formando um grupo para concorrer a vereador, qualificando o pessoal para eleger entre dois e três vereadores. Infelizmente temos elegido pessoas de outros partidos por conta das coligações que fizemos. Agora temos gente com melhor potencial e iremos mais fortes. Quanto às eleições majoritárias, ainda é muito cedo, não sabemos se vamos concorrer com candidato próprio. Já estamos em conversações, já fomos procurados por outros partidos também. Se formos com candidato próprio a prefeito, sem dúvida será o Luciano Azevedo. Mas, se formos concorrer a vice, temos vários outros nomes que prefiro não antecipar agora.
O PPS é um partido que tem poucos filiados. Não fizemos questão de quantidade. Queremos qualidade, que a pessoa tenha um perfil que combine com o nosso grupo, que trabalhe pela comunidade, que não queira benefícios pessoais, que faça uma política séria. Nós escolhemos quem vai se filiar.”

PT
Presidente Sebastião dos Santos
“Vamos focar na montagem de uma chapa proporcional bem forte e completa. Teremos candidatos com identidade eleitoral, vida pública notável. Temos muita qualidade de pessoal. O nosso objetivo é eleger cinco vereadores. Para prefeito, sem dúvidas que, por toda sua história, o nome forte que temos é o do Rene Cecconello, mas a natureza do processo tem que ser cuidadosa, porque temos responsabilidade com a comunidade. Sabemos que no momento das definições, às vezes os ajustes não acontecem como planejado e precisamos ter jogo de cintura.
O nosso momento agora é de organizar o partido e deixar para fazer alianças no momento adequado. O PT está crescendo, temos uma possibilidade real, estamos fazendo campanha de filiação de pessoas públicas, estudantes, lideranças de movimentos sociais. Vamos trabalhar para dar estrutura a esses candidatos e candidatas já que queremos também estimular as mulheres a concorrer para que deixem de ser coadjuvantes na política de Passo Fundo.”

PTB
Presidente João do Prado
“Recebemos uma orientação da executiva nacional para formarmos uma comissão provisória de um ano que deve acontecer nos próximos dias. Já estamos buscando prováveis candidatos a vereador, pretendemos levar uma nominata completa, com qualificação e eleger cinco vereadores. Já temos pré-candidatos qualificados e com muita vontade de ser vereador. Será um das melhores nominatas que já tivemos.
Formaremos uma chapa para balançar as frágeis estruturas políticas de Passo Fundo. Lançaremos candidato próprio para a prefeitura para fazer a cidade ter um salto de qualidade e modernização. Passo Fundo precisa disso porque é velha, sucateada. Não vamos fazer chapa de oposição a ninguém porque cada um faz o que está dentro das suas limitações e conhecimento. Não somos contra ninguém, somos a favor de Passo Fundo. Humildade é uma obrigação de todos os mandatários. Mas a cidade precisa de um prefeito arrojado.”

Gostou? Compartilhe