PMDB manifesta apoio à instalação de CPI

Anúncio foi feito na sessão de ontem da Câmara de Vereadores. Hoje a tarde os vereadores do partido se reúnem com o vereador Rafael Bortoluzzi para assinar o requerimento de instalação da comissão de inquérito parlamentar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

A tão esperada assinatura para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a contratação de serviços de fiscalização eletrônica no trânsito pela empresa Kopp acontece hoje a tarde. Durante a sessão ordinária de ontem da Câmara de Vereadores, o vereador Paulo Neckle (PMDB) manifestou o apoio do partido ao requerimento. O propositor da a investigação, Rafael Bortoluzzi (PP), receberá, no gabinete, os vereadores favoráveis a ação nesta tarde.

Antes da manifestação do PMDB apenas os vereadores Rafael Bortoluzzi (PP), Márcio Tassi (PTB) e Aristeu Dalla Lana (PTB) haviam assinado o requerimento. Para a abertura de uma CPI o regimento da casa exige dois terços de assinaturas, neste caso são necessárias quatro.

Paulo Neckle (PMDB) explica que a decisão dele e do companheiro de sigla João Pedro Nunes foi baseada em uma decisão partidária. “Fizemos inúmeras reuniões nas duas últimas semanas. Houve amplas e profundas discussões porque é um assunto muito sério. Ultrapassou os gabinetes dos dois vereadores. Foi decisiva a participação de todo o diretório e executiva do PMDB”, esclarece. Neckle declarou ainda que há interesse do partido em integrar a comissão caso ela seja deferida pelo presidente da casa, vereador Luis Miguel Scheis (PDT). “A Câmara tem de fazer um trabalho muito consciente e com os pés no chão”, opina.

O presidente da casa preferiu não manifestar a opinião neste momento. Scheis espera receber o requerimento para expor o que pensa sobre o assunto e sobre a aprovação ou não da instalação da comissão.

O propositor da CPI, Bortoluzzi, é otimista com decisão a ser tomada pelo presidente da câmara. “Tenho certeza que pela conduta do vereador Luis Miguel ele irá de pronto receber e declarar instalada essa comissão pela conduta democrata que ele vem tendo na presidência”, diz. Hoje à tarde, Bortuluzzi recebe no gabinete os vereadores do PMDB e de outras bancadas que têm interesse em assinar a proposição. “Gostaríamos que esse protocolo fosse feito ainda hoje, mas por decisão da bancada do PMDB marcamos essa reunião para fazer os devidos esclarecimentos. Mostrar qual vai ser o foco da comissão e o trabalho que está sendo proposto para elucidar a todos e trabalhar de forma limpa e transparente que é o nosso objetivo”, acrescenta. A entrega à presidência da casa acontece a partir das 18h.

Gostou? Compartilhe