Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e filiados do PSB que ocupam cargos em prefeituras do Rio Grande do Sul lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 8, durante o 2º Encontro Estadual de Executivos Municipais do PSB-RS. O evento, promovido em parceria pela direção estadual do PSB e pela bancada socialista na Assembleia Legislativa, contou com a participação do vice-governador Beto Grill, do presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, dos deputados estaduais Catarina Paladini e Heitor Schuch e dos deputados federais José Stédile e Luiz Noé.
A ação conjunta para garantir maior eficácia às práticas das prefeituras administradas pelos socialistas foi o principal tema do encontro. O coordenador da Bancada Socialista, Mário Bruck, destacou a importância do trabalho em sintonia entre os municípios e o Estado, além do papel facilitador da Bancada nesta relação. Conforme Caleb de Oliveira, a ação conjunta entre os mandatos do PSB é uma prática que vem garantindo bons frutos ao partido. Além da sintonia, o presidente estadual do partido falou da importância da organização dos diretórios municipais, que estão participando de uma rodada de cursos de formação política e de prestação de contas partidárias. Além disso, há uma comissão formada por dirigentes estaduais que está percorrendo os 40 maiores colégios eleitorais para analisar a conjuntura de cada município e colaborar na articulação de candidaturas próprias.
O vice-governador Beto Grill foi o painelista da atividade e falou sobre o programa estratégico do governo para o RS, com destaque para o combate às desigualdades regionais, que é coordenado por ser gabinete. Conforme Beto Grill, o enfrentamento às desigualdades regionais passa por uma série de ações, como investimentos em infraestrutura, fomento da economia e efetivação de políticas sociais de saúde, educação e segurança. O fato da vice-governadoria trabalhar voltada aos municípios é outro elemento que favorece o trabalho em sintonia.
Os participantes do encontro também receberam orientações sobre como aperfeiçoar as relações institucionais entre os poderes executivos municipais com o governo do Estado e trocaram experiência sobre as administrações municipais.